Tendinite da pata de ganso: tratamento

Início/Especialidade de Joelho/Tendinite da pata de ganso: tratamento
tendinite da pata de ganso

O conjunto dos tendões de três músculos na região do joelho (sartório, grácil e semitendinoso) é chamado de “pata de ganso” em associação a sua aparência, que lembra a pata da ave. Esses músculos fazem a flexão do joelho e o protegem contra o estresse em rotação e em valgo (desvio do joelho para dentro).

A tendinite da pata de ganso é um problema observado principalmente em corredores e gera dor na região interna do joelho, um pouco abaixo da linha articular. Além da inflamação dos tendões pode ocorrer também uma bursite no local e um pequeno inchaço após atividades físicas. Corredores com essa tendinite sentem dor principalmente nos movimentos de flexão do joelho, ao subir e descer escadas e quando o pé toca o chão durante a corrida.

Contudo, também pode atingir os que fazem natação e ciclismo.

>> Como ocorrem as Tendinites no joelho >>>
>>> Saiba o que é a tendinite >>>

Sintomas da tendinite da pata de ganso

Dor à palpação na inserção dos músculos. É comum sentir dor na face medial do joelho ao subir e descer escadas, por exemplo, ou ao alongar. Pode ocorrer ainda, inchaço no local.
tendões anserinos acometidos pela tendinite da pata de ganso

Tratamento da tendinite da pata de ganso

Inicia com repouso, medicação AINE e fisioterapia.

O tratamento fisioterapêutico consiste primeiramente no controle da inflamação, com recursos como gelo e aplicação de laser de baixa potência. Após o controle do processo inflamatório é essencial à intervenção da causa mecânica do problema. Isto porque, se o joelho continuar fazendo movimento excessivo de rotação e inclinação durante a corrida, a tendinite da pata de ganso poderá sempre voltar a acontecer.

Tem de trabalhar os alongamentos e o fortalecimento, sempre visando corrigir os possíveis desequilíbrios musculares.

Um dos motivos que levam ao estresse do joelho é a falha na musculatura lateral do quadril. Esses músculos são os principais responsáveis por manterem o joelho alinhado durante a corrida. Uma pisada excessivamente pronada também pode levar a um desalinhamento do joelho e gerar a inflamação dos músculos da pata de ganso.

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Prevenção

>>> Exame de Análise da marcha, pisada e postura >>>

Para tratar e prevenir a tendinite da pata de ganso, é preciso treinar os músculos do quadril, principalmente o glúteo médio (que eleva a perna para o lado). Porém, muitas vezes, somente o treinamento de força não é suficiente. É preciso “ensinar” o músculo a se contrair no momento certo da corrida e prevenir a inclinação do joelho. Veja como aqui >

Isso pode ser feito através de exercícios funcionais que mimetizem os movimentos da corrida, como pequenos saltos para frente mantendo o quadril e o joelho bem alinhados (pode ser feito em frente a um espelho). O mesmo vale para a pisada: treinar a força dos músculos do tornozelo (com exercícios de instabilidade, por exemplo) depois realizar exercícios funcionais com movimentos parecidos com a corrida, mantendo o pé bem alinhado. Saiba como aqui >

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 
Especialidade de Joelho
Consultórios

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial
Em Brasília / DF, no plano piloto, Asa Norte, Ceilândia e Águas Claras.

Veja a agenda clicando aqui

Ver todos os Artigos

Perguntas frequentes

Quais os sintomas da tendinite na pata de ganso?2020-03-03T21:32:36-03:00
Os principais sintomas são da tendinite na pata de ganso são:
  • Dor na região interna do joelho à palpação.
  • Dor na região interna do joelho para subir e descer escadas.
  • Dor na região interna do joelho ao caminhar.
  • Do ao se levantar, após permanecer muito tempo sentado.
  • Inchaço (edema) na região, podendo ficar quente e vermelha.
O que é bursite de pata de ganso?2020-03-03T21:29:57-03:00

A buriste mais comum no joelho é a bursite anserina, também conhecida por pata-de-ganso e localiza-se sobre a parte medial da tíbia, imediatamente abaixo do joelho e por baixo do tendão conjunto, provocando dor intensa quando se sobe uma escada, por exemplo.

O que é tendinite de pata de ganso?2020-03-03T21:28:19-03:00

A tendinite da “pata de ganso” é um problema observado principalmente em corredores e gera dor na região interna do joelho, um pouco abaixo da linha articular. Além da inflamação dos tendões pode ocorrer também uma bursite no local e um pequeno inchaço após atividades físicas.

O que é bom para inflamação na pata de ganso?2020-03-03T21:26:59-03:00

O tratamento para tendinite e bursite na pata de ganso começa com recursos anti-inflamatórios, como gelo e laser, e depois passa para um processo de estabilização do joelho pela fisioterapia, com exercícios de fortalecimento e movimentos funcionais. A recuperação costuma ser boa se o tratamento for iniciado logo no início dos sintomas.

Artigos relacionados

2020-06-07T14:59:08-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Taguatinga e Ceilândia.

3 Comentários

  1. Principais Causas de Dor no Joelho e Como Tratar - Ortopedista Especialista em Joelho - DF 2 de março de 2019 em 15:18- Responder

    […] Bursite da Pata de Ganso […]

  2. Ana Maria Gomes Barale 17 de junho de 2019 em 13:04- Responder

    Essa explicacao me esclareceu melhor sobre a minha dor, muito bom, obrigada.

  3. drmarciosilveira 18 de junho de 2019 em 09:23- Responder

    Fico muito feliz que tenha ajudado.

Deixe um comentário ou questionamento