Tratamento para tendinite quadricipital

Início/Especialidade de Joelho/Tratamento para tendinite quadricipital
tendinite quadricipital

É essencialmente uma micro-lesão de algumas fibras do tendão do músculo quadríceps ou da inserção do próprio tendão. Pode ocorrer uma avulsão menor (um rasgo) de algumas fibras do tendão quadríceps do pólo superior da patela.

O forte músculo quadríceps na frente da coxa tem inserção no pólo superior da patela com seu tendão (o tendão do quadríceps). Este tendão cobre a patela e continua para baixo formando o tendão patelar semelhante a uma corda.

A tendinite do quadríceps é comum em pessoas que exercem atividades desportivas tais como correr, saltar, travar e reiniciar. A dor por tendinite de quadríceps é sentida na área logo acima do joelho. Pode apresentar-se inchaço e hipersensibilidade no tendão e em torno dele. Em alguns casos, esta dor pode ser leve, enquanto que em outros pode ser o suficiente para impedir os atletas de continuar o esporte.

Como acontece com qualquer lesão, é necessário alterar o nível de atividade. Isto, obviamente, vai depender de como você sente a dor, mas em um período de treinamento duro, ou preparação atlética para o campeonato, um período de exercícios relativamente leves e um pouco de descanso pode ser necessário.
Continuando a treinar ou jogar com tendinite, a inflamação se agrava e se torna crônica, mantendo os atletas fora da corrida por um longo período.

>>> Tratamentos para Tendinites no joelho >>>
>>> Saiba mais sobre tendinites >>>

Tendinopatia Quadricipital

Semelhante a Tendinopatia Patelar, evita-se utilizar o termo Tendinite, pois na área da saúde o sufixo “ite” remete à inflamação e vários estudos demonstram que essas lesões por sobrecarga não apresentam processo inflamatório, e sim alterações degenerativas. A dor nessa região está relacionado a atletas com idade acima de 40 – 50 anos e pessoas ou atletas que realizam repetitivamente levantamento de peso. Isso deve-se a alta pressão sobre a inserção do tendão quadricipital. A ruptura do tendão quadricipital normalmente está associada à súbita dor na região superior da patela durante prática esportiva ou queda. A incapacidade de estender o joelho pode indicar ruptura completa do tendão.

tratamento para tendinite quadricipital

Tratamento para tendinite do quadricipital

  • Repouso
  • Fisioterapia
  • Medicação AINE
  • Imobilização com órteses
  • Fortalecimento com correção de desequilíbrios musculares
  • Operação em casos crônicos

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Avaliação postural / biomecânica

A postura e a biomecânica são os dois aspectos mais importantes do movimento e no tratamento da tendinite do quadricipital. A interação correta pode ser difícil de manter. Analisar a postura correta pode revelar problemas importantes como a pronação da articulação e as técnicas de treinamento erradas (técnicas de treinamento incorreto podem sobrecarregar certas áreas).

>>> Marque uma avaliação aqui >>>

Reabilitação

Para este tipo de lesão deve prestar especial atenção aos músculos que cercam a articulação do joelho. Estes músculos são:

  • Quadríceps,
  • Músculos posteriores da coxa,
  • Gastrocnêmio,
  • Iliopsoas.

Se os flexores do quadril (iliopsoas) são curtos, colocam o quadril em flexão tensionando o músculo reto femoral do quadríceps que fica encurtado e sobrecarregado, instruções aqui >

Prognóstico

Na maioria dos casos, após um tratamento para tendinite do quadricipital adequado, a tendinite do quadríceps passa em 2/3 semanas graças ao repouso, mas um tratamento fisioterápico ainda é necessário para acelerar a cicatrização. Se a tendinite é crônica, é necessário um longo tempo para se recuperar totalmente com repouso, fisioterapia e um programa adequado de exercícios de reabilitação de 4 a 8 meses.

>>> O que é a Rotura do tendão quadricipital >>>

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial
Em Brasília / DF

Veja a agenda clicando aqui

Perguntas frequentes

O que é Entesopatia do tendão do quadríceps?2020-03-03T18:33:16-03:00

O tratamento para entesopatia é feito de acordo com a gravidade do sintomas e da lesão. Normalmente o tratamento consiste em repouso da região lesionada e uso de medicamentos com propriedades anti-inflamatórios, associado com fisioterapia.

O que é tendinite do quadríceps?2020-03-03T20:19:05-03:00

A Tendinopatia Quadricipital é caracterizada por uma lesão crônica e degenerativa o tendão do músculo quadríceps próximo a sua inserção no polo superior da patela. Acomentendo 25% das tendinopatias do joelho, ficando atrás apenas da tendinopatia patelar (75%).

Artigos relacionados

2020-06-07T14:56:37-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia.

7 Comentários

  1. Valdir 16 de fevereiro de 2019 em 22:15- Responder

    Boa noite se andar bastante prejudica mais a tendiopatia quadricipital

  2. drmarciosilveira 21 de fevereiro de 2019 em 19:54- Responder

    Olá Valdir, o tratamento inicial para tendinite é retirar os fatores que provoquem sintomas, ou seja, que sobrecarreguem a estrutura machucada. Caso tenha dor ao andar, tem de fazer repouso e evitar essa atividade, podendo retornar a medida que for melhorando, gradualmente. Agora, ao andar pouco, não dói, pode andar, sem problema, e manter o tratamento proposto.

  3. Principais Causas de Dor no Joelho e Como Tratar - Ortopedista Especialista em Joelho - DF 2 de março de 2019 em 11:30- Responder

    […] Tendinite Quadricipital […]

  4. Patrícia 17 de outubro de 2019 em 06:53- Responder

    Olá Dr. Márcio! Estou com dor exatamente nessa região quando o joelho está em 90 gráus. Devo parar de treinar musculação dos membros inferiores.

  5. drmarciosilveira 19 de outubro de 2019 em 19:17- Responder

    Oi, Patrícia, primeiro tem de ter um diagnóstico para poder avaliar a melhor conduta. O que posso falar, é que não precisa parar toda a musculação, mas tem de parar os exercícios que provocam a dor ou reduzir a carga e/ou intensidade e/ou amplitude do movimento, até realizar o tratamento adequado.

  6. Jesus Antonio Miguel 14 de abril de 2020 em 12:52- Responder

    Ola Dr. Marcio. Tenho uma tendinose do Tendão quadríceps. Faço vida normal. Caminho, mais não corro ni faço esportes. Tenho uma dureza na parte inferior do joelho. Pergunte se era bom operar mais vários cirurjãos me desaconsejaram. Cómo tirar esa dureza. Meu nome e Jesus

  7. drmarciosilveira 14 de abril de 2020 em 21:03- Responder

    Oi, Jesus, como você tem uma tendinose, o tendão vai engrossando e possivelmente é a causa dessa dureza. Olha, caso queira praticar esportes, existem tratamentos que não citou, como a ortotripsia. Caso já tenha feito todos, existe sim a opção de tratamento operatório. Como você falou que tem vida cotidiana normal, o esporte não sendo uma prioridade, faz os cuidados para tendinose: RICE, fisioterapia, fortalecimento leve e medicações tópicas que tem de melhorar ao longo do tempo. Agora, para tudo isso, necessita de uma avaliação mais profunda, com investigação de doenças concomitantes, idade, etc.

Deixe um comentário ou questionamento