Existem algumas patologias não muito frequentes, muitas vezes de diagnóstico difícil, que também causam dor no joelho. Segundo um estudo, as 20 causas mais incomuns de dor no joelho são as seguintes:

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso joelhos

São situações em que a patela origina-se de 02 centros de ossificação, que não se fundem. O centro acessório (08 aos 12 anos) está unido ao principal mediante tecido fibrocartilaginoso.

A fabela é um osso sesamóide que se localiza atrás do joelho, dentro do tendão do ventre lateral do músculo gastrocnêmio. Apenas 20% das pessoas em geral apresentam esse ossículo.

A gordura suprapatelar (também denominada superolateral) fica atrás do tendão quadricipital, acima e ao redor da patela. Ao redor e inferior fica a gordura infrapatelar.

Ao menos 10% da população possui comunicação entre esta articulação e a tibiofemoral, justificando alguns casos de derrame articular discreto no joelho.

O lipoma arborescens é uma lesão intra-articular de origem desconhecida, caracterizada por proliferação vilolipomatosa crônica da membrana sinovial.

Na região posterior ao ligamento patelar, popularmente conhecido como tendão patelar, possui uma estrutura vascularizada e gordurosa que é co-responsável pela nutrição desse ligamento denominada gordura de Hoffa. Sua inflamação é denominada Hoffite ou Síndrome de Hoffa, na maioria das vezes provocada por sobrecarga ou hipersolicitação do mecanismo extensor.

A síndrome da contratura infrapatelar é uma patela baixa decorrente de sequela de intervenção operatória no joelho.

A Síndrome da Hiperpressão Lateral da patela é uma anormalidade causada por vários fatores tais como: joelho valgofraqueza musculardisplasia troclear, trauma, dentre outros, onde a patela não se articula com o fêmur e esta fica inclinada e parcialmente deslocada na parte lateral.

Lesão óssea (não é rara) caracterizada pela formação de um ninho de tecido osteóide em um estroma de tecido conjuntivo vascularizado, cercado de osso esclerótico reacional denso.

A osteocondrite dissecante (OCD) é uma doença que ocorre na cartilagem e no osso abaixo da cartilagem, que pode levar a separação de um fragmento de cartilagem e do osso do joelho.

A neurite safena, como é comumente conhecida como Gonalgia Parestésica, é uma irritação crônica do nervo safeno.

A osteonecrose não traumática da rótula é uma entidade raramente descrita, mas conhecida como causa de gonalgia, por vezes, incapacitante.

Os cistos ósseos são cavidades que podem se formar no interior dos ossos e podem ser preenchidas de sangue, líquido sinovial ou inflamatório ou até mesmo material ceratinoso.

Também conhecido como gânglion cístico, trata-se de uma lesão benigna, não tumoral, originada de diversas estruturas do joelho como: ligamentos, tendões e meniscos

Pertence ao grupo dos tumores de origem histiocitária. Pode ocorrer de forma localizada ou difusa.

Alteração do processo de remodelação do esqueleto que parece iniciar com aumento de reabsorção óssea pelos osteoclastos.

É uma osteocondrite ou epifisite que acomete o pólo inferior da patela.

glomangioma, também chamado de tumor glomus ou tumor glômico, trata-se de um raro tumor benigno oriundo do corpo glômico.

Está incluído nas mononeuropatias sensoriais focais, sendo causada pelo acometimento do nervo safeno.

A condromatose sinovial (joelho 60%) é uma doença que resulta de uma perturbação a nível da membrana sinovial, levando esta estrutura à produção anormal de múltiplos pequenos nódulos livres de tecido cartilagíneo, por metaplasia do tecido conjuntivo sub-sinovial.