Lesão parcial do ligamento cruzado anterior, opera?

ligamento cruzado anterior é uma estrutura composta por 2 bandas: a ântero-medial (tensa em flexão) e a póstero-lateral (tensa em extensão). Lesões de baixa energia cinética com entorses leves ou quando o joelho é esticado além de seus limites fisiológicos, como, por exemplo, quando um lutador cai sobre o joelho esticado do adversário, uma das bandas pode ser comprometida ou ambas, mas sem a ruptura completa. Em outras palavras: o ligamento cruzado anterior estica, mas não chega a se romper completamente.

Na imagem acima, de ressonância magnética de lesões parciais do ligamento cruzado anterior do joelho, e, ao lado, a visão pelo artroscópio:
A, lesão da banda posterolateral e preservação anteromedial;
B, lesão da banda anteromedial e preservação posterolateral.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso rotura lca parcial

Cada banda contribuiria separadamente para a estabilização do joelho e poderia ser lesada separadamente nas lesões parciais. Para Hong et al. as lesões parciais seriam aquelas em que menos de 50% do ligamento estariam lesados. Já para Noyes et al. a definição de lesão parcial estaria relacionada à porcentagem das fibras do LCA lesadas, considerando que a ruptura de 50% a 75% do diâmetro teria grande associação com insuficiência clínica.

Tratamento das lesões parciais do ligamento cruzado anterior vai depender da instabilidade do joelho, para avaliar se opera ou não >
Fortalecimento dos joelhos >
Treinamento para evitar lesões nos joelhos >
Histórico da ruptura do ligamento cruzado anterior >


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *