A bursite no joelho pode acontecer em diferentes regiões, podendo ocorrer na bursa pré-patelar, localizada entre a rótula e a pele, a chamada bursa de pata de ganso, que fica na superfície interna do joelho, a bursa infrapatelar, que fica abaixo da rótula, a bursa infrapatelar profunda, que está localizada entre o tendão patelar e a gordura de Hoffa, ou na Bursa semimembranosa.

A bursite de joelho é bastante comum, podendo acontecer por sobrecarga, devido à pressão contínua, por trauma direto, por pequenos traumas repetitivos ou mesmo pela repetição prolongada.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso bursas joelho

Quais os principais tratamentos da bursite?

Alguns pequenos cuidados no dia a dia podem ajudar bastante no tratamento deste problema. Durante o período de recuperação, é importante que se evite qualquer atividade que possa agravar o problema, devendo sempre se manter a área inflamada bem firme para que não faça nenhum movimento. A aplicação de gelo no local também ajuda no alívio das dores e na redução do inchaço.

O uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios também é fundamental. Pode ser realizado medicação por infiltração.

A fisioterapia também é fundamental durante o tratamento e é uma opção para o paciente. Ela auxilia na correta restauração das funções da articulação que foi afetada, ajudando também na diminuição da dor, e também pode ajudar no fortalecimento dos músculos em volta da articulação para que os movimentos sejam restaurados.