Lesão do ligamento cruzado anterior em crianças pode tratar com cirurgia?

ligamento cruzado anterior em crianças

Pode ser realizado uma cirurgia do ligamento cruzado anterior em crianças (LCA)?

A cirurgia de reconstrução do LCA é o tratamento padrão para os jovens e pessoas ativas que tem uma ruptura traumática . Mas o que acontece quando essa pessoa é uma criança? A cirurgia de ligamento cruzado anterior em crianças deve ser adiada até ficar mais velha ou a reconstrução do LCA deve ser realizada antes da maturidade esquelética?

Tradicionalmente, quando uma criança machucava o ligamento cruzado anterior (LCA), um importante estabilizador do joelho, os cirurgiões eram relutantes em operar e reconstruir o ligamento imediatamente por medo de danificar a placa de crescimento. A preocupação era que, antes de a criança ter alcançado a maturidade esquelética (cerca de 12-13 anos nas meninas ou 14-15 anos nos meninos), este tipo de cirurgia apresentaria um risco de lesão da placa de crescimento. E uma lesão na placa de crescimento poderia levar a uma deformidade angular ou a uma discrepância de comprimento nos membros inferiores . No entanto, pesquisas recentes mostram que o risco de problemas na placa de crescimento é muito menor que o risco de deixar um joelho instável sem ligamento cruzado .

As placas de crescimento são a parte responsável dos ossos das crianças pelo crescimento em comprimento. Estas placas estão localizadas nas extremidades dos ossos longos e , particularmente nos membros inferiores , boa parte do crescimento se deve ‘as placas do fêmur distal e tíbia proximal.

LCA em crianças

Tratamento

Apesar desses resultados, a tomada de decisão no tratamento dessa população deve ser individualizada, levando em consideração não só a idade cronológica, como a idade óssea, menarca (no casos da mulheres), tipo de atividade física, expectativa dos pais, presença de lesões associadas, grau de instabilidade, etc.
Além disso, vale a pena ressaltar que a decisão cirúrgica envolve diferentes técnicas conforme a idade do paciente.

Pode ocorrer ama rotura meniscal associada, que deve ser tratado com sutura do menisco. A perda dessa estrutura nessa idade vai provocar uma artrose precoce.

Em relação a reconstrução do ligamento cruzado anterior em crianças, a partir dos 12 anos,  a operação pode ser realizada, com baixo risco de complicações. O osso já tem um volume suficiente para utilizar técnicas que não atravessem a fise no fêmur. Estudos tem demonstrado que ao transfixar a fise em um ângulo reto, não provoca alterações de crescimento.

Contudo, abaixo dessa idade, a instabilidade sendo muito grande, tem de ser realizado técnicas operatórias extra-ósseas, que tem uma estabilidade baixa.

Consultórios

Ver todos os Artigos