Realizar esporte na gravidez¸ há décadas atrás, era inconcebível, hoje a medicina e a educação física não só aceitam esta prática como recomendam, pois há inúmeros benefícios envolvendo a atividade física durante a gestação. Acompanhe o texto para conhecer quais são estes benefícios e os cuidados que se deve ter.

 

esporte na gravidez

 

Benefícios do esporte na gravidez

Muitas mulheres que já praticam atividade física antes de engravidar passam a se perguntar se continuam a praticar o esporte na gravidez ou se interrompem esta prática pelos próximos meses. É um erro interromper sem antes conversar com o obstetra, afinal, o esporte pode melhorar a qualidade da gestação, a saúde do bebê e da mãe, veja os principais benefícios:

 

  • Fortalecimento do assoalho pélvico: a atividade física fortalece e dá flexibilidade aos músculos, inclusive os músculos pélvicos, o que ajuda a sustentar o peso do bebê e ajuda também na hora do parto e da recuperação pós-parto;
  • Melhora na circulação: uma das alterações que o corpo feminino sofre durante a gestação é a mudança na circulação sanguínea, o que causa os inchaços nas pernas, mas com o esporte na gravidez, a circulação se torna mais eficiente e bem distribuída;
  • Melhora na capacidade cardiorrespiratória: com o crescimento do bebê, as caixa torácica se altera de posição, os pulmões ficam apertados e assim pode ocorrer em muitas mulheres a dificuldade de respiração, mas a atividade física pode devolver e aprimorar a respiração, o que é essencial para a oxigenação do feto e de todo o organismo;
  • Regulação hormonal: a atividade física é pioneira em regular as taxas hormonais, reduzindo o nível de cortisol, aumentando os níveis de endorfina, isto oferece sensação de bem-estar, redução do estresse e irritabilidade, consequentemente reduz as chances da gestante desenvolver depressão pós-parto;
  • Controle do peso: o ganho de peso exacerbado é um fator de mal estar, dores, queda da autoestima, mas com o esporte na gravidez, é possível controlar o ganho excessivo de peso, tornando a recuperação pós-parto mais rápida.

Esporte na gravidez antigamente

Porque muitos médicos ainda acreditam que não é bom fazer esportes durante a gestação? A resposta é simples. Apenas recentemente foi comprovado por pesquisa que esportes e atividades físicas fazem bem à saúde da gestante e do bebê. Mas ainda tem muita coisa para ser pesquisada. Por isso alguns médicos ainda têm um pouco de receio. Receio este que baseia-se no pensamento de que a mãe e o bebê concorressem por oxigênio. Mas, hoje, existem diversas pesquisas que já comprovaram a eficácia de atividades físicas durante a gestação e que não afeta o desenvolvimento do criança.

Cuidados relacionados ao esporte na gravidez

No primeiro trimestre não é aconselhável a prática esportiva, pois se trata de um período com mais riscos, portanto é essencial consultar o obstetra, realizar avaliações e somente praticar esporte na gravidez com recomendação médica.

Melhores esportes para grávidas

Como é bom evitar esportes e atividades que tenham o risco de impacto e trauma, uma boa dica é fazer esportes aquáticos e evitar esportes de contato. Aqui está uma pequena lista de alguns esportes que podem ser seguros para você tentar:

  • Natação
  • Hidroginástica
  • Yoga
  • Pilates
  • Caminhada

 

Considerações no treinamento das mulheres >
Tratamento das dores na coluna >

 

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.