Cistos ou gânglions nos ligamentos não é incomum. A localização desses cistos é no LCA em 62% dos pacientes, sendo 10% intraligamentares, 24% no ligamento cruzado posterior (LCP), 14% em outras localizações.
A origem dos cistos pode ser ou não traumática. Autores que defendem a origem traumática explicam que a dilatação fusiforme das fibras dos ligamentos formando o ganglion se dá em decorrência da infiltração do ácido hialurônico que é liberado consequentemente ao trauma. O aparecimento desses gânglions sem história de trauma sugere ser a etiologia uma anomalia congênita.
- O cisto localiza-se com maior frequência nos ligamentos cruzados, sendo geralmente assintomático, mas pode causar dor e limitações de movimentos. Neste último caso pode ser extirpado através de artroscopia.
- Os cistos são de achado casual à RM e no transcorrer de artroscopias.
- Pelo comportamento inespecífico observado, principalmente em relação aos sinais e sintomas, o gânglion deve ser lembrado como diagnóstico diferencial de diversas patologias do joelho, principalmente as lesões meniscais.
Deixe um comentário ou questionamento