Luxação de patela com fragmento osteocondral precisa operar?

Olá, tenho 14 anos e estou com luxação na patela, ela saiu e voltou sozinha para o lugar quando estiquei a perna, fui ao médico e ele colocou uma tala, fiquei 8 dias com a tala e após nova consulta ele tirou, fiz uma tomografia e vai ser preciso uma cirurgia para colocar um parafuso, mas o medico me deixou sem talA e mecho o joelho enquanto durmo. E a cirurgia é 7 dias após a retirada da tala, vou ficar esse tempo todo sem e gostaria de saber se pode piorar? Ps: parece q também rachou ou lascou alguma parte.

Resposta:

Olá, Mariana, independente da cirurgia é importante na primeira luxação ficar três semanas de tala devido cicatrização das partes moles machucadas. A indicação de tratamento com cirurgia na primeira luxação é somente quando tem uma fratura associada na inserção do LPFM ou lesão osteocondral solta associada, pois faz a fixação sem perder o ligamento ou o fragmento de cartilagem.

Nas outras situações, o tratamento é sem cirurgia, com imobilização por 3 semanas e fisioterapia. Somente opera se permanecer uma instabilidade de patela (ela fica saindo do ligar).

Saiba mais sobre a luxação de patela >


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *