A neurite safena, como é comumente conhecida como Gonalgia Parestésica, é uma irritação crônica do nervo safeno.

Esta patologia é causada por uma compressão ou irritação do nervo safeno que desenvolve dor em muitos casos na parte anterior do joelho ou na parte medial do joelho. Os sintomas de compressão do nervo safeno podem incluir uma dor profunda na coxa, dor no joelho e parestesias na distribuição cutânea do nervo na perna e no pé. O ramo infrapatelar pode ficar preso por conta própria porque passa por um forame separado no tendão sartório. Ele também pode ser exposto a traumas onde se estende horizontalmente ao longo da proeminência do epicôndilo femoral medial.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso Clinica do Joelho

Os pacientes relatam parestesias e dormência na região infrapatelar que pioram com a flexão do joelho ou compressão por roupas ou suspensórios. A compressão do nervo safeno é uma causa frequentemente esquecida de dor persistente no joelho medial em pacientes que sofrem trauma ou golpes diretos na face medial do joelho.

Características / apresentação clínica

A neurite safena ocorre principalmente em adultos após uma atividade física ou outras atividades extenuantes, como uma caminhada ou após um longo dia de trabalho. A dor é especialmente sentida em resposta aos movimentos dos membros que causam o estiramento do nervo. A dor caracterizada por neurite safena é principalmente dor relacionada à atividade, mas também pode ser caracterizada como dor em repouso. A pesquisa clínica mostra dor por pressão eletiva no canal de Hunter (Canal Adutor) na altura da coxa medial. Também pode encontrar sensibilidade difusa nas estruturas mediais e na pata anserina. Essa patologia pode aparecer ao lado de outros problemas comuns, como osteoartrite ou síndrome da dor patelofemoral. O aparecimento clínico da neurite safena é caracterizado por alodínia ao longo do nervo.

Causas

Existem diferentes causas de neurite safena. A causa mais frequente é a compressão do nervo, ao longo de seu curso anatômico, o canal adutor. A dor é mais sensível na linha articular associada a hiperestesia ou hipoestesia no lado medial da perna (joelho) quando é causada por compressão. Algumas causas que podem produzir neurite safena, de forma direta e indireta.

DIRETA: Trauma (por exemplo: lesão de rotação) Contato direto: compressão (por exemplo: lesão no painel) Corte – incisão Cicatriz – ressecção sinovial Estiramento PLRI (instabilidade do rotador posterolateral) Distrofia Simpática reflexa

INDIRETA: Fibromialgia, Doença do disco lombar, Doença degenerativa da articulação do joelho, Ruptura meniscal, Cirurgia, Dor neuropática no joelho (particularmente do ramo infrapatelar) é uma complicação importante da cirurgia de substituição do joelho, com uma incidência de até 70%. O aumento do número de pacientes idosos necessitando de cirurgia no joelho, incluindo artroplastia total do joelho (ATJ), tem contribuído para o aumento do número de pacientes com essa patologia.

Procedimentos de diagnóstico

Dor medial no joelho costuma ser uma indicação primária de neurite safena, mas às vezes a dor se desenvolve alguns dias após a lesão inicial. A dor da neurite safena só aparece com exercícios ou atividades lúdicas. Pode ser devastador, mas também pode ir e vir. A dor pode ser caracterizada por uma dor aguda ou constante. Quando o paciente apresenta dor na região anterior e / e medial do joelho, principalmente na linha articular durante a palpação 7,3 cm proximal e 9,8 cm medial ao polo superior da patela, é um importante indicativo de neurite safena. A sensibilidade pode ser aparente principalmente na saída do nervo do canal adutor, perto da linha articular medial ou ao longo do nervo no terço proximal da perna. A partir do canal adutor, é possível seguir o trajeto exato do nervo safeno irritado. 

Em alguns casos, uma eletromiografia (ENMG), que testa a atividade dos músculos e a orientação sensorial, pode mostrar um atraso na condução do nervo safeno. Essa característica está principalmente relacionada à neurite desse nervo.

Tratamento

O tratamento inclui neurectomia, terapia de infiltração e criodenervação. A criodenervação percutânea do ramo infrapatelar é uma opção promissora.

Isso pode incluir a modificação da atividade e / ou analgésicos orais (incluindo narcóticos e medicamentos antiinflamatórios não esteroidais, enchimento protetor, creme analgésico tópico, etc.). O tratamento pode ser direcionado para a liberação do nervo safeno do local de aprisionamento por meio da técnica de fricção transversal, falhas biomecânicas funcionais corrigidas e TENS podem ser utilizados para controlar a dor associada à síndrome de aprisionamento. Os sintomas de neurite safena podem diminuir com o tempo. Se não for o caso, pode-se iniciar a injeção de anestésico local, sem corticosteroide. Quando isso não resolve a neurite, a intervenção cirúrgica é recomendada por descompressão, ou a excisão do neuroma pode ocorrer.