Durante a intervenção cirúrgica serão realizados reparos ligamentares com o objetivo de resolver as suas queixas, mas, para seu sucesso é fundamental que se respeitem os períodos de cicatrização das mesmas. O período de cicatrização é de 6 semanas e é necessário que durante esse tempo:
- o seu ombro seja protegido contra movimentos bruscos e não controlados utilizando uma tipoia;
- inicie movimentos com o ombro e cotovelo para impedir que estas articulações fiquem rígidas ou que os músculos ao redor atrofiem em excesso
- não realizar os movimentos que favoreçam a falência dos reparos efetuados antes de sua cicatrização.
Os objetivos pós-cirúrgicos variam conforme a fase em que se encontra, podendo a recuperação completa só ser alcançada ao final de 6 meses.
- durante a primeira semana de pós-operatório, o principal objetivo é o controle da dor, sendo nesta fase importante respeitar a medicação que foi prescrita pelo seu médico. Deve ter a noção que a eficácia de determinado analgésico é relacionada com a intensidade da dor, pelo que não existe qualquer benefício em deixar a dor chegar a níveis muito elevados antes de tomar o analgésico, que poderá já não ser suficiente para deixá-lo confortável.
- a consulta para curativo e retirada dos pontos deve ser após 2 semanas.
- deverá manter o dispositivo de suporte do braço (tipoia) durante 3 semanas, durante as quais apenas poderá realizar algumas tarefas básicas como lavar o rosto, comer e eventualmente trabalhar por períodos curtos no computador.
- Após o controle da dor segue-se a recuperação da amplitude de movimentos do ombro que será realizada com apoio de fisioterapia e respeitando as indicações fornecidas pelo médico.
- Em geral, após o período de 6 semanas é permitido dirigir e realizar todas as atividades que não impliquem movimentos bruscos, contra-resistência ou de grande amplitude.
- A fase final da recuperação pós-operatória é a recuperação da coordenação e força muscular, que poderá ser complementada com atividade esportiva, desde que permitida pelo seu médico.
- O regresso à atividade esportiva está habitualmente reservado para os 3 a 4 meses de pós-operatório para esportes sem contato e apenas após os 6 meses de pós-operatório nos esportes de contato (judô, artes marciais).
Deixe um comentário ou questionamento