Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho – Adulto e Infantil – e Idoso

Neuroma de Morton: como resolver?

Neuroma de Morton: como resolver?

Neuroma de Morton é uma alteração compressiva de nervos intermetatarseanos, especialmente entre as III e IV cabeças metatarseanas (contando-se do hálux = dedão para fora, ou de dentro para fora no pé). Pode acometer também entre as II e III cabeças metatarseanas e nas outras não é comum.

>>> Outras causas de metatarsalgia >>>

O que ocorre basicamente é a compressão dos nervos que dão a sensibilidade nesta região, evoluindo com espessamento do nervo e então iniciam-se as dores, queimação, dormências, que podem se irradiar para os dedos e às vezes sente-se, inclusive, irradiando-se para o tornozelo e perna.

neuroma de morton

O neuroma de Morton é muito comum entre as mulheres, quadro é consequência de uma lesão nos nervos do pé. Sapatos apertados e salto alto são os maiores vilões o problema Descoberto por Thomas G. Morton, o neuroma é um nódulo benigno localizado entre o terceiro e o quarto metatarso do pé. É provocado pela compressão dos chamados nervos plantar medial e plantar lateral. Por ser benigno, não gera consequências mais graves ao corpo.

QUAIS SÃO AS CAUSAS  DO NEUROMA DE MORTON?

Salto alto para mulheres: o bico fino é o principal responsável. O uso do salto alto retira a pressão do calcanhar e a transfere para a ponta do pé. O movimento fraciono o nervo contra os ligamentos dos dedos, causando o neuroma de Morton.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO NEUROMA DE MORTON?

  • Queimação
  • Cãibra nos dedos acompanhada de formigamentos
  • Encurtamento da musculatura (mesmo ao retirar o sapato, continua com o músculo comprimido, tencionando o nervo)

Tratamento do Neuroma de Morton

COMO PREVENIR?

O tratamento deve-se direcionar para corrigir os calçados, usando-se então bicos mais largos, macios e confortáveis, uso de palmilhas para se diminuir a pressão plantar na região do neuroma e se abrir o espaço entre os metatarsos e dedos.

Em casos persistentes, infiltrações de cortisona podem ajudar (alguns médicos dizem ser controverso estas infiltrações, mas ajudam especialmente os pacientes que têm as bursites associadas).

O tratamento cirúrgico, naqueles pacientes que não obtêm melhora com um bom tratamento como o citado anteriormente, podem se beneficiar muito, especialmente se o cirurgião tem experiência nas patologias dos pés.

Por afetar apenas os nervos sensitivos, o paciente não perde os movimentos dos dedos. O que pode acontecer é a alteração da sensibilidade, mas o quadro costuma durar poucos meses.

Tratamento para Joanete >
Tratamentos em Brasília / DF

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Descubra mais sobre Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading