Cartilagem – o que é e tratamentos de lesões

Início/Dicas de Saúde/Cartilagem – o que é e tratamentos de lesões
cartilagem

A cartilagem é um tecido elástico, flexível e aderente às superfícies articulares dos ossos. Ela serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, como joelhos e ombros.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tecido cartilaginoso não se localiza apenas nas articulações.

Ela é encontrada em todo o corpo, preenchendo os espaços entre um osso e outro. A função desse tecido é muito importante, pois, por ser flexível, permite o deslizamento dos ossos e absorve o impacto entre eles.

A que serve de revestimento ósseo é a cartilagem hialina, existindo um outro tipo de a nível articular, a fibrocartilagem, de que são constituídos os meniscos.

Além dos ossos, é encontrada em outras partes moles do corpo, como a orelha e o nariz.

Qual a composição da cartilagem?

A cartilagem é um tecido vivo que está sempre em renovação, havendo em situações normais um equilíbrio entre a formação (anabolismo) e a destruição (catabolismo) da sua estrutura e uma pronta e eficaz resposta à reparação em caso de lesão.

Ela é constituída por uma matriz extra-celular (proteoglicanos e colagénio) e por células (condrocitos) que controlam a formação e destruição fisiológicas da matriz.

Os condrócitos são as células próprias do tecido cartilaginoso que têm a seu cargo a renovação de todos os outros elementos da cartilagem, nomeadamente o colágeno e os proteoglicanos.

anatomia do joelho - meniscos

No tecido cartilaginoso, não existem vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos. Estas características justificam, em parte, a dificuldade de tratamento das lesões.

Tratamentos para as lesões

O tratamento da lesão de cartilagem busca reequilibrar as forças musculares que agem na articulação comprometida.

Na maioria dos casos, o tratamento é iniciado com a fisioterapia e depois progredindo para exercícios de fortalecimento em academia.

Existem algumas medicações que costumam auxiliar na fase inicial do tratamento, como anti-inflamatórios, que auxiliam na diminuição da dor. Para alguns casos, são indicadas as infiltrações e viscossuplementação.

Quando o tratamento conservador não traz melhora, a melhor opção é a cirurgia. A intervenção pode ser mais simples como a remoção do local ferido e estímulo a formação com membranas especiais, em casos avançados, é necessária a colocação de uma articulação artificial, para substituir o tecido cartilaginoso que não pode ser recuperada.

>>> O que é Condropatia >>>
>>> O que é Artrose >>>

Tratamento de lesões de cartilagem >

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

Perguntas frequentes

O que causa desgaste de cartilagem?2020-02-25T11:13:39-03:00

O desgaste da cartilagem ocorre principalmente devido ao uso excessivo de uma articulação, mas também pelo envelhecimento natural do indivíduo. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que leva a dor nas articulações e inchaço. Outras situações são traumas, doenças intra-articulares e desvio angulares dos membros.

Como tratar desgaste na cartilagem do joelho?2020-02-25T11:03:00-03:00

A resposta ao tratamento conservador em lesões pequenas, geralmente é boa, não sendo necessário na maioria das vezes o tratamento cirúrgico. No que diz respeito ao tratamento cirúrgico, para lesões extensas, a técnica mais comumente utilizada é a artroscopia do joelho, sendo possível a realização de diversos procedimentos de reparação da cartilagem lesada.

Artigos relacionados

2020-08-29T15:35:13-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Taguatinga e Ceilândia.

3 Comentários

  1. Artrose no joelho – Salus 10 de janeiro de 2019 em 16:34- Responder

    […] >>> O que é Cartilagem >>> […]

  2. LEANDRO 11 de junho de 2019 em 17:07- Responder

    ADOREI AS EXPLICAÇÕES, E TENHO DÚVIDAS, ME RECEITARAM GLUCOSAMINA COM CONDROITINA E ME DISSERAM QUE O UCII É 40 % MELHOR, AINDA SINTO DESCONFORTO NA FRENTE DOS JOELHOS, COMO POSSO SABER SE POSSO FAZER A CIRURGIA ? E SE É O MAIS RECOMENDÁVEL, POIS QUERO CURAR,
    TEM CURA ?

  3. drmarciosilveira 11 de junho de 2019 em 19:27- Responder

    Olá Leandro, suplementos não reduzem a evolução da doença, nem criam ou protegem a cartilagem, independente de ser glicosamina, colágeno ou UCII, veja esses artigos aqui https://drmarciosilveira.com/pacientes/topico/glicosamina-sulfato-de-condroitina-uc2-peptideos-ativados/ . Você não disse qual seu problema, então irei falar dos mais comuns: 1) condropatia não tem tratamento operatório, olhe as recomendações aqui http://www.condropatia.com.br ; 2) artrose vai depender do grau, graus moderados siga essas instruções: https://drmarciosilveira.com/pacientes/topico/dicas-para-quem-tem-artrose/ , graus avançados tem de operar veja aqui: http://www.ortopediadoidoso.com.br ; e lesão com destacamento cartilaginoso, traumático ou idiopático, com falhas localizadas, tem indicação operatória, veja aqui: https://www.condropatia.com.br/patela/o-que-e-condropatia-e-tratamentos/ . Não posso dizer que tem cura, existem tratamentos, pois ainda não foi desenvolvido nada para recuperar a cartilagem completamente (igual ao original, ou seja, cartilagem hialina, sem cicatrizes), mesmo com intervenção operatória.

Deixe um comentário ou questionamento