Cervicalgia e cervicobraquialgia

Início/Dicas de saúde/Cervicalgia e cervicobraquialgia
cervicobraquialgia ou cervicalgia

Esta patologia afeta aproximadamente 30% dos homens e 43% das mulheres em algum período da vida, especialmente durante a meia-idade. Relaciona-se habitualmente com a adoção de postura inadequada, movimentos bruscos do pescoço, tarefas repetitivas, serviços físicos pesados e manuais, e até mesmo alterações articulação têmporo-mandibular.

Cervicalgia ou Cervicobraquialgia?

Apesar do nome bastante complicado, a Cervicobraquialgia é uma condição bem comum entre a população mundial. Para entender o que é e como ela se manifesta, é preciso começar conhecendo a coluna vertebral e a coluna cervical.

O corpo humano possui uma coluna vertebral que é divida em cinco regiões. A primeira delas é a área cervical, chamada de coluna cervical, localizada no pescoço (nuca). Ela é composta por sete vértebras (ossos), as vértebras cervicais C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7. Além das vértebras, também estão presente na região outras estruturas, como nervos, discos e ligamentos.

É comum encontrar pessoas que sentem dor no pescoço por diferentes motivos, desconforto conhecido popularmente como torcicolo. Quando essa dor se intensifica e aparece em quadros mais frequentes, ela é chamada de Cervicalgia – cuja causa mais comum é a inflamação muscular.

>>> Saiba sobre a Fibromialgia >>>
>>> Dicas de Ergonomia >>> 

Já a Cervicobraquialgia é uma condição que causa dor no pescoço, assim como a Cervicalgia, mas que se irradia também para os braços e mãos.

cervicalgia

Sintomas

Dor no pescoço (cervicalgia) onde o paciente adota uma postura antálgica (cabeça inclinada ou rodada), com limitação de movimento, e em determinadas posições a dor pode irradiar para todo o braço (cervicobraquialgia).

>>> Como tratar a Dorsalgia >>>
>>> Causas do Torcicolo >>>
>>> O que é Hérnia de Disco >>>

Tratamento da cervicalgia

O tratamento da Cervicobraquialgia pode variar de caso para caso dependendo dos sintomas e da causa. Se o ponto de partida da condição for uma Hérnia de Disco, por exemplo, é preciso tratar não só os sintomas da Cervicobraquialgia, mas também a doença causadora da mesma.

Em geral, o médico indica uso de medicação adequada para aliviar os sintomas, principalmente a dor. Anti-inflamatórios e relaxantes musculares costumam ser bastante usados no tratamento da condição.

É importante também que, durante o tratamento, o paciente repouse e evite sobrecarregar a região afetada. A coluna cervical trabalha o tempo todo, até para realizar os mínimos movimentos da cabeça, e não tencioná-la e melhorar a postura são essenciais para obter um bom resultado.

Outra parte essencial do tratamento é a fisioterapia que ajuda na recuperação da força e dos movimentos.

>>> Exercícios de reabilitação >>>
>>> Infiltrações e Bloqueios >>>

Exercícios acompanhados por profissionais, como Acupuntura, RPG e Pilates, também são utilizados para prevenção de novos episódios da Cervicobraquialgia.

Tratamentos invasivos para cervicalgia são exceção, mas existem, desde os minimamente invasivos, como bloqueios por infiltração, as cirurgias abertas, de acordo com a gravidade do caso, saiba mais aqui >

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre cervicalgia e Cervicobraquialgia?2020-03-13T15:16:08-03:00

Se a cervicalgia pode causar dor e rigidez na nuca, dores de cabeça, desconforto ao movimentar a cabeça, formigamento no pescoço e tontura; a cervicobraquialgia ocorre quando a dor está em um dos lados e segue para o ombro e braço, sendo causada, entre outras coisas, pelo pinçamento ou dano a algum nervo responsável.

O que é bom para cervicalgia?2020-03-13T15:14:59-03:00

Em um primeiro momento, busca aliviar a dor e, para isso, o médico pode prescrever analgésicos ou anti-inflamatórios. É aconselhável aplicar calor na área dolorosa. O uso de um colar cervical também pode ser proposto, principalmente em casos de torcicolo.

Quais são os sintomas da cervicalgia?2020-03-13T15:14:00-03:00
Entendendo os sintomas da cervicalgia crônica:
  • Desconforto ao movimentar a cabeça;
  • Rigidez na nuca;
  • Dor na nuca que se espalha por ombros e braços;
  • Tonturas;
  • Formigamento no pescoço;
  • Dores de cabeça;
  • Alteração da musculatura na região afetada;
  • Alteração de força e sensibilidade;

Artigos relacionados

2020-06-07T14:42:53-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia.

Um Comentário

  1. Dor cervical pelo celular - Ortopedista Especialista em Coluna de Brasília - DF 15 de julho de 2019 em 10:13- Responder

    […] postura, às vezes chamada de “pescoço de texto” ou “text neck” pode levar a um desgaste e lesões no início da coluna vertebral, com a aceleração do processo degenerativo, com importantes […]

Deixe um comentário ou questionamento