Cartilagem
A cartilagem é um tecido elástico, flexível e aderente às superfícies articulares dos ossos. Ela serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, como joelhos e ombros.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tecido cartilaginoso não se localiza apenas nas articulações.
Ela é encontrada em todo o corpo, preenchendo os espaços entre um osso e outro. A função desse tecido é muito importante, pois, por ser flexível, permite o deslizamento dos ossos e absorve o impacto entre eles.
A que serve de revestimento ósseo é a cartilagem hialina, existindo um outro tipo de a nível articular, a fibrocartilagem, de que são constituídos os meniscos.
Além dos ossos, é encontrada em outras partes moles do corpo, como a orelha e o nariz.
Qual a composição da cartilagem?
A cartilagem é um tecido vivo que está sempre em renovação, havendo em situações normais um equilíbrio entre a formação (anabolismo) e a destruição (catabolismo) da sua estrutura e uma pronta e eficaz resposta à reparação em caso de lesão.
Ela é constituída por uma matriz extra-celular (proteoglicanos e colagénio) e por células (condrocitos) que controlam a formação e destruição fisiológicas da matriz.
Os condrócitos são as células próprias do tecido cartilaginoso que têm a seu cargo a renovação de todos os outros elementos da cartilagem, nomeadamente o colágeno e os proteoglicanos.
No tecido cartilaginoso, não existem vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos. Estas características justificam, em parte, a dificuldade de tratamento das lesões.
Tratamentos para as lesões
O tratamento da lesão de cartilagem busca reequilibrar as forças musculares que agem na articulação comprometida.
Na maioria dos casos, o tratamento é iniciado com a fisioterapia e depois progredindo para exercícios de fortalecimento em academia.
Existem algumas medicações que costumam auxiliar na fase inicial do tratamento, como anti-inflamatórios, que auxiliam na diminuição da dor. Para alguns casos, são indicadas as infiltrações e viscossuplementação.
Quando o tratamento conservador não traz melhora, a melhor opção é a cirurgia. A intervenção pode ser mais simples como a remoção do local ferido e estímulo a formação com membranas especiais, em casos avançados, é necessária a colocação de uma articulação artificial, para substituir o tecido cartilaginoso que não pode ser recuperada.
Tratamento de lesões de cartilagem >
Perguntas frequentes
O desgaste da cartilagem ocorre principalmente devido ao uso excessivo de uma articulação, mas também pelo envelhecimento natural do indivíduo. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que leva a dor nas articulações e inchaço. Outras situações são traumas, doenças intra-articulares e desvio angulares dos membros.
A resposta ao tratamento conservador em lesões pequenas, geralmente é boa, não sendo necessário na maioria das vezes o tratamento cirúrgico. No que diz respeito ao tratamento cirúrgico, para lesões extensas, a técnica mais comumente utilizada é a artroscopia do joelho, sendo possível a realização de diversos procedimentos de reparação da cartilagem lesada.
ADOREI AS EXPLICAÇÕES, E TENHO DÚVIDAS, ME RECEITARAM GLUCOSAMINA COM CONDROITINA E ME DISSERAM QUE O UCII É 40 % MELHOR, AINDA SINTO DESCONFORTO NA FRENTE DOS JOELHOS, COMO POSSO SABER SE POSSO FAZER A CIRURGIA ? E SE É O MAIS RECOMENDÁVEL, POIS QUERO CURAR,
TEM CURA ?
Olá Leandro, suplementos não reduzem a evolução da doença, nem criam ou protegem a cartilagem, independente de ser glicosamina, colágeno ou UCII, veja esses artigos aqui https://drmarciosilveira.com/pacientes/topico/glicosamina-sulfato-de-condroitina-uc2-peptideos-ativados/ . Você não disse qual seu problema, então irei falar dos mais comuns: 1) condropatia não tem tratamento operatório, olhe as recomendações aqui http://www.condropatia.com.br ; 2) artrose vai depender do grau, graus moderados siga essas instruções: https://drmarciosilveira.com/pacientes/topico/dicas-para-quem-tem-artrose/ , graus avançados tem de operar veja aqui: http://www.traumatologiaeortopedia.com.br/idoso ; e lesão com destacamento cartilaginoso, traumático ou idiopático, com falhas localizadas, tem indicação operatória, veja aqui: https://www.condropatia.com.br/patela/o-que-e-condropatia-e-tratamentos/ . Não posso dizer que tem cura, existem tratamentos, pois ainda não foi desenvolvido nada para recuperar a cartilagem completamente (igual ao original, ou seja, cartilagem hialina, sem cicatrizes), mesmo com intervenção operatória.