Lesão de Ligamentos do Joelho

O joelho pode ser dividido em 4 regiões: “frente, trás, dentro e fora” (nomes informais para facilitar a compreensão). A parte de dentro, mais interna, é a que fica mais próxima do outro joelho. Chamamos essa região de medial. A parte de fora, mais externa, é a que fica do mesmo lado do bolso lateral da calça, e chamamos de região lateral. Pode ser rompido, um como ter lesão de múltiplos ligamentos.

 

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso lesao nos ligamentos do joelho 1

 

Os ligamentos do joelho servem para dar estabilidade a esta articulação, assim, quando um dos ligamentos está rompido ou sofre ruptura, o joelho fica instável e causa muita dor.

O ligamento é um estabilizador passivo de uma articulação com principal função de impedir um deslocamento anormal entre dois ossos.

Ligamentos do joelho

No joelho, existem quatro ligamentos principais: os ligamentos cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL). Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço.

O joelho possui mais de 10 ligamentos, e aqui citarei os que mais requerem a atuação do especialista de joelho:

Lesão de Múltiplos Ligamentos

Grau das lesões nos ligamentos do joelho

Normalmente, as lesões ligamentares ocorrem em decorrência de atividades atléticas de contato ou não. Existem 3 graus que as classificam:

• 1º Grau: Entorse do ligamento sem instabilidade;

• 2º Grau: Entorse com instabilidade detectável, porém com continuidade das fibras;

• 3º Grau: Ruptura completa do ligamento.

Mas as lesões ligamentares não surgem somente em virtude de práticas esportivas, também podem ser causadas por ocasião de acidentes de trânsito ou mesmo quedas.

Sintomas das lesões nos ligamentos do joelho

O paciente também ouve um estalido no joelho acompanhado de dor. Se o ligamento acometido for um dos cruzados, o derrame articular conhecido como “água no joelho” pode acontecer, levando a instabilidade ântero/posterior e rotacional. Caso a lesão seja nos ligamentos colaterais, o inchaço pode se instalar no joelho associado a instabilidade médio/lateral.

Depois da lesão do LCA, a lesão ligamentar mais frequente no joelho é a lesão do LCM – na região interna do joelho -, que ocorre quando o joelho é forçado para dentro e a perna para fora, mecanismo em valgo.

Como saber se preciso operar a lesão dos ligamentos do joelho

decisão depende de diversos fatores, como quantidade de ligamentos rompidos, qual ligamento foi rompido, gravidade da lesão, presença de outras lesões (ex.: meniscocartilagem), entre outros. Por isso, a decisão deve ser tomada mediante uma consulta especializada.

O tratamento não cirúrgico é realizado sempre, e engloba medicamentos, órteses e equipe de reabilitação multidisciplinar (fisioterapeuta, educador físico e nutricionista).

tratamento cirúrgico tem como princípio a reconstrução do ligamento lesado, pois, na maioria das vezes, não é possível costurar – i.e., reparar – o ligamento. Para reconstruir o ligamento, utilizamos um enxerto, que pode ser do próprio paciente ou proveniente de um banco de tecidos. O enxerto é um (ou mais de um) tendão situado na região do joelho (por exemplo, o tendão da patela). Após retirado, o enxerto é posicionado e fixado no local onde se situa o ligamento lesado.

O que é canto posterolateral?

É um conjunto de estruturas que ficam na parte lateral (externa) do joelho. Essas estruturas são o ligamento colateral lateral, o tendão do poplíteo e o ligamento poplíteo-fibular. A lesão dessas estruturas (lesão de múltiplos ligamentos) é rara quando comparamos com a lesão do ligamento cruzado anterior.

Além disso, a lesão do canto posterolateral também pode ser considerada uma lesão multiligamentar (i.e., de múltiplos ligamentos), porque mais de 1 ligamento é rompido. Por acometer mais de 1 ligamento, a lesão do canto posterolateral é grave.

Outras estruturas podem ser lesadas junto com o canto posterolateral, tais como outros ligamentos (ex.: ligamento cruzado posteriorligamento colateral medialligamento cruzado anterior), nervos (ex.: nervo fibular), artéria (ex.: artéria poplítea) e ossos (ex.: fratura do planalto tibial).

O que é canto posteromedial?

O grupo medial (canto posteromedial) é formado basicamente pelo ligamento colateral medial (superficial e profundo), pelo ligamento oblíquo posterior e pela cápsula articular (lesão de múltiplos ligamentos).

O ligamento colateral medial é responsável pela estabilidade em valgo do joelho, ou seja, evitando que o joelho vire para fora.

Duas situações merecem cuidados especial:
– Quando há lesão do LOP associada, neste caso o joelho fica muito instável e a cicatrização fica prejudicada.
– Quando a lesão é próxima à sua inserção na tíbia. Neste caso, os cotos rompidos do LCM ficam interpostos pelo flexores do joelho (os tendões ficam no meio do caminho), não permitindo os cotos cicatrizarem.

 

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso multiligamentarnojoelho

 

Opções de tratamento para a lesão de múltiplos ligamentos do joelho e lesão dos canto posterolateral e canto posteromedial

Primeira opção de reparo de lesão de múltiplos ligamentos: Em situações bem específicas, podemos reparar os ligamentos, ou seja, costurá-los e prendê-los novamente nos ossos do joelho. Esse procedimento é realizado com fios cirúrgicos, e também pode ser reforçado com parafusos, âncoras, fios metálicos, entre outros.

Segunda opção de reconstrução de lesão de múltiplos ligamentos: Consiste na reconstrução dos ligamentos. Assim como fazemos para a lesão do ligamento cruzado anterior, podemos fazer para os demais ligamentos do joelho. Para reconstruir um ligamento lesado, utilizamos um enxerto, que é algum tendão do joelho. Normalmente, retiramos até 3 tendões do joelho que sofreu a lesão. Quando precisamos de mais tendão, podemos retirar do outro joelho, ou utilizar de doador falecido (i.e., transplante homólogo).

Todas as opções e nuances do diagnóstico e tratamento de lesão de múltiplos ligamentos são avaliadas pelo ortopedista especialista para elaboração do melhor plano terapêutico ao paciente vítima de lesão grave no joelho.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso canto postero medial

 

Reconstrução multiligamentar no joelho

O joelho é composto por diversos grupos de ligamentos e a lesão multiligamentar do joelho significa que vários destes ligamentos do joelho foram rompidos. O conceito de Lesão Multiligamentar do joelho é quando envolve ruptura de dois ou mais ligamentos, tais como: LCA/LCM ,  LCA/LCL e canto posterolateral ,  LCP/LCM , LCP/LCCL e canto,  LCA/LCP/LCM , LCA/LCP/LCL e canto.

Por exemplo, podem acontecer torções do joelho com lesão do ligamento cruzado anterior com o colateral medial, outras com lesão do ligamento cruzado posterior com o colateral lateral, e outros tipos de lesão multiligamentar do joelho. Contudo, a lesão mais grave é a luxação do joelho que ocorre quando o joelho sai completamente do lugar. Geralmente são ocasionadas em acidentes de carro ou moto e em atropelamentos. Mas também acontecem nos esportes com traumas de alta energia como o futebol, o rugby, o futebol americano e os esportes de aventura.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso mult4

  Além da gravidade da lesão dos diversos ligamentos, pode ocorrer lesão da artéria poplítea que passa atrás do joelho e leva o sangue para a perna. Esta é uma lesão muito grave e que necessita tratamento de emergência. Também, pode haver lesão dos nervos da perna, como por exemplo, o nervo fibular comum que é o mais comumente lesionado. O diagnóstico das lesões multiligamentares e o melhor tratamento para cada lesão deve ser avaliado pelo ortopedista especialista em joelho. Na maioria dos casos, o tratamento é realizado por cirurgia de joelho com reconstrução dos ligamentos rompidos por meio da técnica de artroscopia do joelho e com o uso de fragmentos de tendões do próprio joelho que substituem os ligamentos rompidos.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso reconstrucao multiligamentar do joelho cruzados anterior e posterior

Sobre o Dr. Márcio Silveira, especialista em joelho, ortopedia do idoso e traumatologia esportiva em Brasília / DF >
Sobre a luxação de joelho >