X

Tendinites no tornozelo – tratamento

Vários tendões saem da perna, passam pelo tornozelo e chegam até o pé. Eles são como cordas, que ligam o ventre muscular ao osso, ajudando nos movimentos. Se há alguma sobrecarga, causada por estresse repetitivo ou um acidente, alguns desses tendões podem inflamar, o que culmina nas chamadas tendinites ou tendinopatias.

Tendinopatia dos fibulares

Temos no corpo dois músculos fibulares: o fibular curto e o fibular longo. A tendinite nesses músculos costuma gerar dor atrás da saliência óssea da lateral do tornozelo (o maléolo lateral), e costumar ocorrer após um acidente de entorce (“torção” do tornozelo).

Tendinopatia do tibial posterior

O tornozelo possui também uma saliência óssea em sua parte interna, o maléolo medial. Atrás de tal estrutura passa um músculo muito importante para a corrida, chamado tibial posterior. Esse músculo é um dos responsáveis pela formação do arco interno do pé e pela estabilidade do tornozelo. Pessoas com o pé chato ou com o tornozelo instável podem desenvolver inflamação no tendão desse músculo após atividade repetitivas, como a corrida e a caminhada.

>>> Saiba sobre a Tendinopatia do tendão de Aquiles >>>

Tendinopatia do tibial anterior

O tibial anterior é o músculo que dobra o pé para cima (dorsiflexão). Ao fazer esse movimento seu tendão fica bem saltado e evidente, sendo possível identificá-lo com certa facilidade. Uma inflamação nessa área é mais rara, mas pode acontecer se esse músculo é mais exigido que o normal (volume de atividade excessivo e movimento inadequado do pé) ou se há alguma limitação articular no tornozelo.

Tratamentos das tendinites no tornozelo

O tratamento fisioterápico dessas tendinites no tornozelo é focado no controle da lesão tecidual, com equipamentos como laser e ultrassom, e no cuidado da causa mecânica do problema, reduzindo a sobrecarga sobre a região. Além disso, pode ser feito uma análise da marcha, para observar alguma alteração biomecânica que pode ser corrigida.

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

>>> Análise Tridimensional do Movimento >>>
>>> Cuidados ao usar salto alto >>>

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui

Agende uma consulta em Brasília / DF!

(61)998700816

Descubra nossos protocolos de tratamento eficazes e sem cirurgia, baseados em exame clínico detalhado, análise computadorizado da marcha e corrida e reabilitação fisioterápica individualizada e acupuntura. Grande experiência com cirurgias resolutivas.

drmarciosilveira: Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Taguatinga e Ceilândia.

Deixe uma Mensagem ou Comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Veja os comentários (0)

Esta página usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, entenderemos que você concorda com a nossa política de privacidade.