Para quem pratica atividade de alto impacto como, por exemplo, a corrida, o joelho é uma das regiões que mais sofrem lesões. A Síndrome de Hoffa (ou síndrome do impacto da gordura infrapatelar) é uma das mais comuns, porém muito negligenciada pelos atletas.

Em junho de 2012, o tenista Rafael Nadal ficou sem condições para competir e fora das Olímpiadas devido a uma lesão que sofreu no joelho chamada Síndrome de Hoffa. Quando o mesmo foi a público falar sobre a lesão, disse que não era grave. O espanhol voltou a treinar em quadra 5 meses após a contusão e retornou às competições em dezembro de 2012.

O que é a Síndrome de Hoffa?

A gordura de Hoffa fica abaixo da patela, contribuindo para a mecânica do movimento do joelho, sendo que alguns estudos mostram sua participação na nutrição e reparação das estruturas articulares. Por isso, a inflamação nessa gordura pode aumentar seu tamanho, sofrer hemorragias e fibrose, o que leva ao surgimento da Síndrome de Hoffa.

O que é a gordura de Hoffa >
Saiba mais sobre a síndrome do impacto da gordura infrapatelar >

A Síndrome de Hoffa é uma lesão pouco conhecida que atinge diversos atletas, é uma inflamação na gordura de Hoffa – ou gordura infrapatelar – que se localiza entre o tendão patelar do joelho e o fêmur, e atrás da patela. Ela ajuda na movimentação do joelho e participa da nutrição e reparação das articulações. A síndrome acontece quando uma inflamação faz a gordura aumentar, sofrer hemorragias e fibrose.

 

síndrome de hoffa

 

Qual a causa da síndrome de Hoffa?

Microtraumas de repetição podem levar a alterações crônicas desta gordura, causando dor na face anterior do joelho. Com o tempo e a formação de fibrose, ela pode estar hipertrofiada e, consequentemente, o espaço articular diminui. Na corrida, a gordura de Hoffa sofre lesões quando o atleta apresenta hiperextensão do joelho (o joelho estica mais do que deveria), movimentos de rotação excessivos e contração inadequada do músculo anterior da coxa.

Lesões mais frequentes na corrida >
Mais sobre a síndrome de Hoffa >

Quando o atleta movimenta o joelho de forma inadequada, com movimentos de rotação excessivos, e contrai de forma errada o músculo anterior da coxa, aparecem microlesões no tecido gorduroso.

Qual é o tratamento da síndrome de Hoffa?

Há várias lesões que podem ser confundidas com a Síndrome de Hoffa, e por isso o diagnóstico deve ser minucioso para que seja iniciado um tratamento adequado e precoce.

● Fisioterapia, visando exercícios para fortalecimento e reequilíbrio muscular, tratamento de encurtamentos e padrões inadequados de movimento.
● Medicações anti-inflamatórias e analgésicas.
● Medidas analgésicas não farmacológicas, como aplicação de bolsas de gelo.
Adequação de atividades diárias e atividades físicas e esportivas.
● Procedimentos, como injeção de medicação.

Vale ressaltar que é importante tratar também a causa do problema para que a lesão não retorne. De forma geral, a recuperação inclui controle da hiperextensão do joelho; fortalecimento da musculatura do quadril e da coxa e alinhamento da patela.

 

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.