A primeira medida para evitar dor articular é uma atividade física regular, com alongamento, fortalecimento e condicionamento físico.
Mínimo de 4x/semana para evitar dor articular.
Faça atividades físicas regularmente para evitar dor articular.
Não existe isso “de parar totalmente a atividade física para sempre” ou “você nunca mais vai poder fazer atividade física” para evitar dor articular, pode até parar devido algum problema, mas mantenha, quando possível, uma atividade mais leve, que não force a região machucada.
Nossas articulações possuem um tecido chamado cartilagem que se nutre com o movimento. Além disso, com o envelhecimento, perdemos massa muscular, sobrecarregando as articulações. Por isso a necessidade de continuar fazendo atividade física. Ficar parado só piora as dores e não contribui para evitar dor articular.
A segunda medida mais importante para tratar qualquer sintoma ortopédico e evitar dor articular é manter seu peso padrão, nem de menos, que predispõe a osteoporose, nem demais, que aumenta a carga nas articulações, aumentando o desgaste e provocando artrose.
A terceira medida para evitar dor articular é não ignorar a dor, começou a doer, pare a atividade, faça compressas por 15 minutos (morna ou gelada, dependendo da preferência). Persistindo, leve, no dia seguinte, cesse o exercício que provoca os sintomas, pelo menos duas semanas. Melhorando retorne.
>>> Como prevenir dores na atividade física >>>
>>> Exercícios não aumentam o desgate da cartilagem >>>
Traumas mais graves (pancadas e torções), dores persistentes ou recorrentes, falseios, perda de movimento, busque ajuda de um ortopedista especializado, para tratamento da dor e procure saber sua formação.
A queixa “dor no corpo todo” não é tratada pela ortopedia. Nossa área trata queixas localizadas, associadas com o movimento e esforço físico.
Tais sintomas são melhores avaliados pela reumatologia.
Perguntas Frequentes
As dores nas articulações podem ser derivadas de uma série de motivos, como doenças ou até lesões. Entre as doenças que podem gerar esse desconforto, está a artrite reumatoide, que causa rigidez, dor, desconforto e inflamação. Já a osteoartrite diz respeito ao crescimento do chamado “bico de papagaio” e à degeneração da cartilagem das articulações. Muitas vezes, a dor pode vir inclusive de uma lesão provocada por algum tipo de exercício que exigiu muito da articulação e não foi efetuado da maneira correta. Outras doenças também podem estar por trás da dor nas articulações, como:
– viroses;
– gota;
– caxumba;
– febre reumática;
– tendinite;
– catapora.
Dor nas articulações pode ser causada por vários tipos de lesões ou doenças. Independentemente da causa, a dor nas articulações pode ser muito incômoda. Inúmeras outras causas podem estar por trás da dor nas articulações:
– doenças degenerativas, como artrose e condropatias
– causas traumáticas, como fraturas e contusões
– doenças reumatológicas, como LES e AR
– enfermidades infecciosas, como pioartrite
– erros do metabolismo, como gota
Gostaria de saber se atende por convenio.
Oi, Dinery, atendo sim, pode agendar ligando para minhas secretárias: 61 998700816 ou 61 996601616. Tem whatsapp e SMS. Horário comercial. Consultórios:https://drmarciosilveira.com/pacientes/consultas/