Cuidados para quem trabalha sentado

dor lombar em quem trabalha sentado

A mesa de trabalho junto a um computador, são ferramentas usuais cotidianas. Não é difícil quem trabalha sentado por longas horas.

Muitas vezes, pouco se pensa sobre a questão da importância da qualidade de vida no trabalho. É fato que passamos mais tempo trabalhando, do que relaxando ou fazendo atividades físicas. E para quem passa muito tempo sentado, é importantíssimo conhecer algumas dicas que se tornam valiosíssimas para a produtividade, bem-estar e saúde!

>>> Ergonomia no trabalho >>>

Passar muito tempo sentado prejudica demasiadamente o organismo, isso porque nosso corpo foi feito para se movimentar. Não é à toa que com o passar dos dias, a coluna acaba sofrendo, surgem dores nas articulações, sintomas como dormências aparecem… Isso ocorre porque o corpo fica muito tempo em uma mesma posição, muitas vezes em cadeiras não indicadas ou desconfortáveis.

cuidados para quem trabalha sentado

Estresse na coluna na posição sentada e ereta

Quando se está na posição em pé ereta (ortostática) naturalmente o peso do corpo é distribuído de forma a não forçar a coluna. Muito embora, quando tem uma alteração de postura, este peso é distribuído de forma indevida e pode acarretar diversas lesões como hérnia de disco, espondilolistese (deslizamento de uma vértebra sobre outra), espondiloartrose (artrose vertebral popularmente chamado de “bico de papagaio”) e espondilólise (fratura vertebral). A postura sentada realmente pode trazer prejuízos para a coluna vertebral porque nesta situação as curvas já mencionadas tendem a diminui.

Na postura sentada, ou seja, em quem trabalha sentado, quanto mais à coluna lombar (coluna baixa) aproxima da cifose (postura relaxada – quadril para frente da cadeira), maior é a pressão dos discos, e quanto mais à coluna se aproxima da lordose (postura correta – quadril para trás e apoiada no apoio das costas), menor é a pressão dos discos.

A maior pressão intradiscal é aplicada sobre os discos da coluna lombar quando uma pessoa se encontra na posição sentada (3x) e enquanto se inclina para frente mantendo o peso (5x).

O simples fato de uma pessoa passar da postura em pé para a sentada aumenta em aproximadamente 35% a pressão interna no disco vertebral, como também nas estruturas próximas, como ligamentos, articulações e nervos, mesmo que a pessoa fique sentada nas melhores condições possíveis. Quem trabalha sentado tem de ter mais cuidados, além da postura.

estresse na coluna em quem trabalha sentado

Dicas valiosas para quem trabalha sentado:

1- Levante a cada 01 hora: vale ir ao banheiro, caminhar até a máquina de café, ir até a mesa do colega, ficar em pé ao usar o telefone e assim por diante.

2- Aproveite alguns momentos para se levantar, esticar a coluna, braços e pernas.

3- Faça a cada duas horas exercícios para alongar melhor o corpo e elevar a condição da sua saúde, mesmo estando sentado na cadeira do escritório.

>>> Exercícios para quem trabalha Sentado >>>

4- Procure utilizar uma cadeira ergonomicamente confortável. Se preferir, pode também comprar acolchoados ou almofadas para pôr no assento, além de um encosto para deixar as costas melhor apoiadas.

>>> Instruções de Ergonomia >>>
>>> 4 motivos de dor em quem trabalha sentado >>>

5- Para melhorar a circulação e evitar sobrecarga nos joelhos, posicionar as pernas em um ângulo de 90 graus, utilizando um apoio para os pés.

6- Mantenha os cotovelos apoiados sempre que possível, e se puder ter auxílio desse apoio na hora da digitação, intercalando sempre que necessário com posições confortáveis.

7- O importante é se manter saudável! Pratique atividade física de rotina fora do trabalho, 45 minutos pelo menos 4x/semana.

trabalha sentado? cuidados para providenciar
Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 
  • Tem indicação de cirurgia para artrose ou ruptura de menisco?
  • Sintomas devido ruptura de tendão no ombro ou joelho?
  • Tem dores nos membros inferiores ao correr ou caminhar?
  • Já teve luxação de patela ou ombro e tem receio que saia de novo?
  • Sente incômodo no quadril aos movimentos ou ao deitar?
  • Apresenta crepitações no joelho ao descer escada ou agachar?
  • Preocupado com sua pisada ou alinhamento dos membros?

clínica salus trata

Agende uma consulta!

Descubra nossos protocolos de tratamento eficazes e sem cirurgia, baseados em exame clínico detalhado, análise computadorizada da marcha e corrida e mais de 60 trabalhos científicos.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial

Veja a agenda clicando aqui