Cuidados para quem trabalha sentado
A mesa de trabalho junto a um computador, são ferramentas usuais cotidianas. Não é difícil quem trabalha sentado por longas horas.
Muitas vezes, pouco se pensa sobre a questão da importância da qualidade de vida no trabalho. É fato que passamos mais tempo trabalhando, do que relaxando ou fazendo atividades físicas. E para quem passa muito tempo sentado, é importantíssimo conhecer algumas dicas que se tornam valiosíssimas para a produtividade, bem-estar e saúde!
>>> Ergonomia no trabalho >>>
>>> Exercícios para quem trabalha Sentado >>>
>>> Conheça os riscos de trabalhar muito tempo sentado >>>
Passar muito tempo sentado prejudica demasiadamente o organismo, isso porque nosso corpo foi feito para se movimentar. Não é à toa que com o passar dos dias, a coluna acaba sofrendo, surgem dores nas articulações, sintomas como dormências aparecem. Isso ocorre porque o corpo fica muito tempo em uma mesma posição, muitas vezes em cadeiras não indicadas ou desconfortáveis.
Estresse na coluna na posição sentada e ereta
Quando se está na posição em pé ereta (ortostática) naturalmente o peso do corpo é distribuído de forma a não forçar a coluna. Muito embora, quando tem uma alteração de postura, este peso é distribuído de forma indevida e pode acarretar diversas lesões como hérnia de disco, espondilolistese (deslizamento de uma vértebra sobre outra), espondiloartrose (artrose vertebral popularmente chamado de “bico de papagaio”) e espondilólise (fratura vertebral). A postura sentada realmente pode trazer prejuízos para a coluna vertebral porque nesta situação as curvas já mencionadas tendem a diminui.
Na postura sentada, ou seja, em quem trabalha sentado, quanto mais à coluna lombar (coluna baixa) aproxima da cifose (postura relaxada – quadril para frente da cadeira), maior é a pressão dos discos, e quanto mais à coluna se aproxima da lordose (postura correta – quadril para trás e apoiada no apoio das costas), menor é a pressão dos discos.
A maior pressão intradiscal é aplicada sobre os discos da coluna lombar quando uma pessoa se encontra na posição sentada (3x) e enquanto se inclina para frente mantendo o peso (5x).
O simples fato de uma pessoa passar da postura em pé para a sentada aumenta em aproximadamente 35% a pressão interna no disco vertebral, como também nas estruturas próximas, como ligamentos, articulações e nervos, mesmo que a pessoa fique sentada nas melhores condições possíveis. Quem trabalha sentado tem de ter mais cuidados, além da postura.
Dicas valiosas para quem trabalha sentado:
1- Levante a cada 01 hora: vale ir ao banheiro, caminhar até a máquina de café, ir até a mesa do colega, ficar em pé ao usar o telefone e assim por diante.
2- Aproveite alguns momentos para se levantar, esticar a coluna, braços e pernas.
3- Faça a cada duas horas exercícios para alongar melhor o corpo e elevar a condição da sua saúde, mesmo estando sentado na cadeira do escritório.
4- Procure utilizar uma cadeira ergonomicamente confortável. Se preferir, pode também comprar acolchoados ou almofadas para pôr no assento, além de um encosto para deixar as costas melhor apoiadas.
>>> Instruções de Ergonomia >>>
>>> 4 motivos de dor em quem trabalha sentado >>>
5- Para melhorar a circulação e evitar sobrecarga nos joelhos, posicionar as pernas em um ângulo de 90 graus, utilizando um apoio para os pés.
6- Mantenha os cotovelos apoiados sempre que possível, e se puder ter auxílio desse apoio na hora da digitação, intercalando sempre que necessário com posições confortáveis.
7- O importante é se manter saudável! Pratique atividade física de rotina fora do trabalho, 45 minutos pelo menos 4x/semana.
Perguntas frequentes
- Não cruze as pernas. Deixe-as afastadas, com os pés apoiados no chão.
- Foco no ossinho do bumbum. Sente sobre o ossinho do bumbum e volte o quadril levemente para frente.
- Mantenha as costas eretas. Mantendo a curvatura normal da coluna.
- Ombros. Posicione os ombros levemente para trás.
Devemos compreender o direito protegido pela Norma Jurídica, vejamos, no art. 72 da CLT, claramente, o direito protegido é a saúde e o bem estar do trabalhador que pode ser prejudicada por passar muito tempo sentado.
- Não permaneça sentado por mais de 50 minutos.
- Movimente as pernas.
- Utilize cadeiras ergonômicas.
- Faça alongamentos.
- Melhore a sua postura para trabalhar sentado.
[…] => Cuidados que deve ter ao trabalhar sentado […]