A osteoartrite (artrose) é uma doença que tem como característica o desgaste da cartilagem articular. Com isso, as superfícies dos dois ossos entram em contato, ocasionando atrito entre eles. Essa é uma doença muito comum, principalmente a artrose em idosos
Os principais sintomas da doença são dor e rigidez muscular, que pioram com movimentos e esforços físicos, além da sensação de crepitação articular, que faz sons como estalidos. A rigidez é pior no período da manhã, sendo denominada matutina, durando em torno de 30 minutos após iniciar as atividades.

Artrose em idosos

A artrose em idosos é muito comum. Em geral, essa é uma condição natural. Apesar disso, no Brasil, também existem casos em que esse desgaste é gerado por outros fatores, como doenças ou impactos físicos.
A artrose é considerada a principal causa de restrição à qualidade de vida da população acima dos 50 anos de idade. Segundo dados demográficos, pelo menos 75% das pessoas acima dos 65 anos já apresentaram a doença em uma ou outra articulação. As regiões que costumam ser mais atingidas pela doença são:

  • Dedos das mãos;
  • Coluna cervical;
  • Joelhos;
  • Lombar;
  • Quadril.

Cuidado com a queda em idosos

A queda pode gerar a fratura articular, que contribui para o desenvolvimento da artrose em todas as idades. Além disso, no caso dos idosos, aumenta o risco de mortalidade, pois, ao passar dos anos, um pequeno desequilíbrio ou obstáculo na rua pode levar a uma fratura mais grave.
Queda em idosos pode resultar em hospitalização, dependência de locomoção e, em casos mais extremos, morte. Esse risco aumenta consideravelmente após os 75 anos de idade, segundo um estudo realizado em comunidades americanas.
Algumas dicas para evitar queda em idosos são:

  • Uso de sapatos fechados;
  • Não usar roupas compridas;
  • Fazer atividade física para manter os ossos ativos;
  • Ir ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

Ortopedia do idoso em Brasília

O Dr. Márcio Silveira atua em Brasília, na Asa Norte, Ceilândia e Taguatinga, como especialista em cirurgia do joelho, traumatologia esportiva e ortopedia do idoso, incluindo artrose em idosos. Sua missão é proporcionar saúde e trazer resolutividade para todos os problemas ortopédicos. Agende já sua consulta.