Tratamento de tendinites no joelho

tratamento de tendinites no joelho

O que é tendinite?

A tendinite é uma inflamação do tendão. Este é uma liga flexível de tecido que liga os músculos aos ossos. As trações dos músculos são transmitidas para o osso pelos tendões, o que permite o movimento de andar, caminhar, correr e saltar, por exemplo. Quando os tendões estão inflamados, a ação de puxar o músculo é prejudicada e o movimento torna-se doloroso e com dificuldade nos casos mais graves. Existem vários grandes tendões em torno da área do joelho. Quando um ou mais está inflamado, é quando temos de realizar o tratamento de tendinites no joelho.

>>> Conheça mais sobre a tendinite >>>

Causas da tendinites no joelho

O uso excessivo do joelho em esportes é um fator de risco comum de tendinites no joelho. Quando o tendão é esticado repetidamente fazendo o mesmo tipo de exercício durante um longo período de tempo, o tendão pode ficar inflamado. Corredores profissionais muitas vezes começam a ter tendinite por este motivo e devem realizar o tratamento de tendinites logo no início.

>>> Avaliação da marcha, pisada e postura >>>

As tendinites no joelho podem também ser causadas por exercício intenso durante um período de tempo curto. Alguém que tenta fazer da sua rotina de exercícios uma maratona sem descanso, de domingo a domingo, é um excelente candidato para tendinite. Principalmente aos homens e mulheres de meia-idade ou mais velhos. Os tendões se tornam mais frágeis com a idade, tornando-os vulneráveis ao estresse e tensão.

Os sintomas das tendinites no joelho

A dor ao executar algum movimento (que não precisa ser complexo para a dor surgir) é o sintoma mais comum de tendinite no joelho. Um movimento, mesmo curto, pode causar uma dor severa no joelho. A dor vai ser pior quando se tentar correr, caminhar rápido ou subir e descer escadas. Também podem aparecer inchaços na região. ser o inchaço da inflamação.

Outro tipo de dor no joelho causada por tendinite é chamada de ‘joelho saltador’. Neste tipo de tendinite, lesões no joelho ocorrem a partir de atividades de salto (sendo atleta ou não) quando muita pressão é colocada sobre o tendão patelar, que liga a rótula (patela) até o osso do antebraço.

A dor é sentida diretamente sobre o tendão patelar. Pode haver também inflamação. O tipo de tendinite chamada de ‘saltadora’ é bem comum entre os jogadores de basquete e vôlei, dentre esportes que envolvem pulos como taekwondo. Também conhecido como Jumper´s Knee. Fator importante a ser observado no tratamento de tendinites.

tratamento de tendinites no joelho

Tratamento de tendinites no joelho

O primeiro passo no tratamento de tendinites é dar um tempo na atividade que causou a tendinite. Quanto mais você trabalha o tendão quando o atleta for correr ou saltar, pior a lesão vai se tornar e mais tempo de recuperação vai demorar. A pausa mínima é de 15 dias na atividade física.

Para aliviar a dor aplique gelo no joelho envolto em uma toalha por 15 minutos, uma ou duas vezes por dia. O gelo ajuda a reduzir o inchaço, o que irá diminuir a dor no joelho e acelerar a cicatrização do tendão. Faça isso por ao menos cinco dias seguidos, mesmo que a dor não exista mais. Pode ser que a inflamação ainda esteja presente e vai cicatrizar melhor e até mais rápido.

Tomar medicamentos anti inflamatórios pode ajudar, mas sempre recomendados por um médico.

Caso esteja muito intenso, pode ser recomendado imobilização, retirar descarga de peso e fisioterapia.

Nos casos crônicos para o tramento de tendinites no joelho, existe a indicação de ortotripsia e até tratamento operatório.

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Depois da tendinite curada, os cuidados devem continuar

Se for voltar a fazer o exercício, não se esqueça de aquecer e alongar antes de começar o exercício. Em seguida, vá lentamente por algumas semanas até sentir que seu joelho está bem de novo. Se sentir novamente dor, pare.

>>> Guia para prevenção de lesões >>>

>>> Aquecimento e Alongamento >>>

Recuperação de uma tendinite requer paciência. Com os devidos cuidados, a dor no joelho vai se tornar menos perceptível em cerca de três semanas, mas a cura completa da tendinite pode exigir mais de seis semanas. Ao tomar todas as medidas para deixar o seu joelho bom, sua tendinite deve desaparecer e você estará em movimento novamente e em sua forma física plena. Mas, caso insista, a dor pode continuar e causar lesões graves ao tendão.

Perguntas frequentes

O que fazer para diminuir a tendinite?2023-06-11T10:11:47-03:00
Como aliviar a tendinite:
  1. Repousar e evitar movimentos do local afetado (o tratamento para tendinite no ombro, neste caso, pode ser feito com tipoia.
  2. e no punho, com tala)
  3. Fazer compressas.
  4. Tomar anti-inflamatórios.
  5. Realizar acupuntura.
  6. Fazer fisioterapia para analgesia (ultrassom, laser, massagem miofascial)
Quanto tempo demora para curar tendinite no joelho?2020-03-01T20:05:41-03:00

O tempo de recuperação para a tendinite é de alguns dias a 6 semanas, dependendo se o tratamento é iniciado numa fase precoce ou avançada. Para a tendinose, o tratamento iniciado numa fase inicial permite uma recuperação em 6 a 10 semanas. Na fase crônica, o tratamento pode durar 3 a 9 meses.

O que provoca tendinite no joelho?2020-03-01T21:57:07-03:00

A doença acontece, primordialmente, se o paciente tem um mau condicionamento físico, má postura, ou usa o membro afetado em uma posição forçada e desajeitada. A tendinite ocorre, assim, a partir de um esforço repetido em excesso, causando a inflamação das fibras que unem os músculos aos ossos.

[jetpack-related-posts]

2023-05-31T09:07:01-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da SES / DF, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e trauma esportivo em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube nos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva (ombro, quadril, tornozelo, pé, cotovelo), Cirurgia do Joelho, Adulto e Infantil, e Ortopedia do Idoso em Brasília / DF.

Deixar Um Comentário

Ir ao Topo