tratamento de tendinites no joelho

O que é tendinite?

A tendinite é uma inflamação do tendão. Este é uma liga flexível de tecido que liga os músculos aos ossos. As trações dos músculos são transmitidas para o osso pelos tendões, o que permite o movimento de andar, caminhar, correr e saltar, por exemplo. Quando os tendões estão inflamados, a ação de puxar o músculo é prejudicada e o movimento torna-se doloroso e com dificuldade nos casos mais graves. Existem vários grandes tendões em torno da área do joelho. Quando um ou mais está inflamado, é quando temos a tendinite no joelho.

Causas da tendinite

O uso excessivo do joelho em esportes é um fator de risco comum de tendinite. Quando o tendão é esticado repetidamente fazendo o mesmo tipo de exercício durante um longo período de tempo, o tendão pode ficar inflamado. Corredores profissionais muitas vezes começam a ter tendinite por este motivo.

>>> Avaliação da marcha, pisada e postura >>>

A tendinite pode também ser causada por exercício intenso durante um período de tempo curto. Alguém que tenta fazer da sua rotina de exercícios uma maratona sem descanso, de domingo a domingo, é um excelente candidato para tendinite. Principalmente aos homens e mulheres de meia-idade ou mais velhos. Os tendões se tornam mais frágeis com a idade, tornando-os vulneráveis ao estresse e tensão.

Os sintomas da tendinite no joelho

A dor ao executar algum movimento (que não precisa ser complexo para a dor surgir) é o sintoma mais comum de tendinite no joelho. Um movimento, mesmo curto, pode causar uma dor severa no joelho. A dor vai ser pior quando se tentar correr, caminhar rápido ou subir e descer escadas. Também podem aparecer inchaços na região. ser o inchaço da inflamação.

Outro tipo de dor no joelho causada por tendinite é chamada de ‘joelho saltador’. Neste tipo de tendinite, lesões no joelho ocorrem a partir de atividades de salto (sendo atleta ou não) quando muita pressão é colocada sobre o tendão patelar, que liga a rótula (patela) até o osso do antebraço. A dor é sentida diretamente sobre o tendão patelar. Pode haver também inflamação. O tipo de tendinite chamada de ‘saltadora’ é bem comum entre os jogadores de basquete e vôlei, dentre esportes que envolvem pulos como taekwondo. Também conhecido como Jumper´s Knee.

tendinite patelar no joelho do saltador

Tratamento de tendinites

O primeiro passo é dar um tempo na atividade que causou a tendinite. Quanto mais você trabalha o tendão quando o atleta for correr ou saltar, pior a lesão vai se tornar e mais tempo de recuperação vai demorar. A pausa mínima é de 15 dias na atividade física.

Para aliviar a dor aplique gelo no joelho envolto em uma toalha por 15 minutos, uma ou duas vezes por dia. O gelo ajuda a reduzir o inchaço, o que irá diminuir a dor no joelho e acelerar a cicatrização do tendão. Faça isso por ao menos cinco dias seguidos, mesmo que a dor não exista mais. Pode ser que a inflamação ainda esteja presente e vai cicatrizar melhor e até mais rápido.

Tomar medicamentos anti inflamatórios pode ajudar, mas sempre recomendados por um médico.

Caso esteja muito intenso, pode ser recomendado imobilização, retirar descarga de peso e fisioterapia.

Nos casos crônicos, existe a indicação de ortotripsia e até tratamento operatório.

Depois da tendinite curada, os cuidados devem continuar

Se for voltar a fazer o exercício, não se esqueça de aquecer e alongar antes de começar o exercício. Em seguida, vá lentamente por algumas semanas até sentir que seu joelho está bem de novo. Se sentir novamente dor, pare.

>>> Guia para prevenção de lesões >>>

>>> Aquecimento e Alongamento >>>

Recuperação de uma tendinite requer paciência. Com os devidos cuidados, a dor no joelho vai se tornar menos perceptível em cerca de três semanas, mas a cura completa da tendinite pode exigir mais de seis semanas. Ao tomar todas as medidas para deixar o seu joelho bom, sua tendinite deve desaparecer e você estará em movimento novamente e em sua forma física plena. Mas, caso insista, a dor pode continuar e causar lesões graves ao tendão.

Deixe uma avaliação!