Tendinite da pata anserina

tendinite da pata de ganso

O conjunto dos tendões de três músculos na região do joelho (sartório, grácil e semitendinoso) é chamado de “pata de ganso” em associação a sua aparência, que lembra a pata da ave. Esses músculos fazem a flexão do joelho e o protegem contra o estresse em rotação e em valgo (desvio do joelho para dentro).

A tendinite da “pata de ganso” é um problema observado principalmente em corredores e gera dor na região interna do joelho, um pouco abaixo da linha articular. Além da inflamação dos tendões pode ocorrer também uma bursite no local e um pequeno inchaço após atividades físicas. Corredores com essa tendinite sentem dor principalmente nos movimentos de flexão do joelho, ao subir e descer escadas e quando o pé toca o chão durante a corrida.

Contudo, também pode atingir os que fazem natação e ciclismo.

>>> Como ocorrem as Tendinites no joelho >>>

Dor à palpação na inserção dos músculos. É comum sentir dor na face medial do joelho ao subir e descer escadas, por exemplo, ou ao alongar. Pode ocorrer ainda, inchaço no local.
tendões anserinos

Inicia com repouso, medicação AINE e fisioterapia.

O tratamento fisioterapêutico consiste primeiramente no controle da inflamação, com recursos como gelo e aplicação de laser de baixa potência. Após o controle do processo inflamatório é essencial à intervenção da causa mecânica do problema. Isto porque, se o joelho continuar fazendo movimento excessivo de rotação e inclinação durante a corrida, a tendinite poderá sempre voltar a acontecer.

Tem de trabalhar os alongamentos e o fortalecimento, sempre visando corrigir os possíveis desequilíbrios musculares.

Um dos motivos que levam ao estresse do joelho é a falha na musculatura lateral do quadril. Esses músculos são os principais responsáveis por manterem o joelho alinhado durante a corrida. Uma pisada excessivamente pronada também pode levar a um desalinhamento do joelho e gerar a inflamação dos músculos da pata de ganso.

>>> Exame de Análise da marcha, pisada e postura >>>

Para tratar e prevenir, é preciso treinar os músculos do quadril, principalmente o glúteo médio (que eleva a perna para o lado). Porém, muitas vezes, somente o treinamento de força não é suficiente. É preciso “ensinar” o músculo a se contrair no momento certo da corrida e prevenir a inclinação do joelho. Veja como aqui >

Isso pode ser feito através de exercícios funcionais que mimetizem os movimentos da corrida, como pequenos saltos para frente mantendo o quadril e o joelho bem alinhados (pode ser feito em frente a um espelho). O mesmo vale para a pisada: treinar a força dos músculos do tornozelo (com exercícios de instabilidade, por exemplo) depois realizar exercícios funcionais com movimentos parecidos com a corrida, mantendo o pé bem alinhado. Saiba como aqui >

Deixe uma avaliação!