Causas de dor no joelho sem ter tido um trauma (pancada ou torção), que aparecem subitamente ou devagar, após atividade física ou um esforço em casa / trabalho, por região do joelho:

 

 

Anterior (parte da frente):

 

  • Tendinite Patelar
    A tendinite patelar é uma inflamação do tendão que liga a patela (rótula) à tíbia, causada por movimentos repetitivos de contração e alongamento do músculo quadríceps, que é responsável pela extensão e desaceleração do joelho. Essa lesão é comum em atletas de esportes que envolvem saltos, corridas, frenagens e impactos, como basquete, vôlei, tênis, futebol e atletismo.
  • Plica Sinovial
    A plica sinovial é uma dobra de tecido que reveste internamente a articulação do joelho, formada durante o desenvolvimento embrionário. Ela é uma variação anatômica normal, que não causa problemas na maioria das pessoas. No entanto, em alguns casos, ela pode se inflamar ou aumentar de tamanho, sendo uma das causas de dor no joelho, inchaço, estalos e limitação de movimento no joelho.
  • Condropatia Patelar
    A condropatia patelar é uma doença que afeta a cartilagem da patela, que é o osso que cobre a articulação do joelho. Quando essa cartilagem se desgasta ou se danifica, pode causar dor, inchaço, instabilidade e crepitação (ruido) no joelho. A condropatia patelar pode ter várias causas, como lesões traumáticas, atividades físicas intensas ou repetitivas, alterações anatômicas ou biomecânicas do joelho, sobrepeso, idade avançada, entre outras.
  • Doença de Osgood-Schlatter
    A doença de Osgood-Schlatter é uma inflamação do tubérculo tibial, que é uma saliência óssea na parte inferior do joelho, onde o tendão patelar se insere. Essa inflamação é causada por uma tração excessiva do tendão patelar sobre o tubérculo tibial, que ainda não está completamente ossificado em crianças e adolescentes em fase de crescimento.
  • Osteocondrite Dissecante
    A osteocondrite dissecante é uma doença que afeta o osso subcondral, que é a camada de osso que fica logo abaixo da cartilagem articular. Essa doença causa a necrose (morte) do osso subcondral por falta de suprimento sanguíneo, levando à separação da cartilagem e do osso da superfície articular. A osteocondrite dissecante pode ocorrer em diferentes articulações, mas é mais comum no joelho, especialmente na região do côndilo femoral medial.
  • Hoffite
    A hoffite é uma inflamação da gordura de Hoffa, que é um tecido adiposo localizado na parte anterior do joelho, entre o tendão patelar e a articulação do joelho. Essa inflamação é uma das causas de dor no joelho mais comum, associada com inchaço, rigidez e limitação de movimento no joelho, afetando principalmente pessoas que praticam atividades físicas que sobrecarregam essa região, como corrida, saltos ou ciclismo. A hoffite pode ter diversas causas, como trauma, desalinhamento muscular, obesidade, artrite, infecção ou outras condições médicas.

 

causas de dor no joelho dor no joelho ântero-posterior

Posterior (parte detrás):

 

  • Bursite do Bíceps Femoral
    A bursite do bíceps femoral é uma inflamação de uma ou mais bolsas sinoviais que envolvem o tendão do músculo bíceps femoral, que é um dos músculos isquiotibiais da parte posterior da coxa. 
  • Estiramento Muscular
    O estiramento muscular é uma lesão que ocorre quando as fibras dos músculos ou tendões se alongam além do limite, causando dor, inchaço, fraqueza e limitação de movimento na região afetada. O estiramento muscular pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nos músculos da coxa, da panturrilha, dos punhos e dos tornozelos. As principais causas do estiramento muscular são o esforço excessivo, o movimento brusco, a fadiga, a postura inadequada e o condicionamento físico insuficiente. 
  • Cisto Poplíteo
    O cisto poplíteo, também chamado de cisto de Baker, é uma bolsa cheia de líquido sinovial que existe na parte de trás do joelho, entre o tendão do músculo semimembranoso e o músculo gastrocnêmio lateral (pode estar ausente em alguns casos). O líquido sinovial é um lubrificante que ajuda a reduzir o atrito entre as superfícies articulares do joelho. Ou seja, ele não é a causa da dor, mas uma consequência de alguma lesão no joelho que aumenta o líquido intra-articular e consequente do cisto, que aumenta de volume e aparece.
  • Tendinite dos Isquiotibias
    A tendinite dos isquiotibais é uma das causas recorrentes e faz-se sentir com uma súbita rigidez ou dor na parte de trás do joelho, ocorrendo mais facilmente no início da corrida, podendo desaparecer minutos depois. Este problema pode intensificar-se com uma má postura durante a corrida.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso dor atras do joelho

 

Medial (parte de dentro):

 

  • Artrose do Compartimento Medial (Joelho)
    A artrose do compartimento medial do joelho é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem e o osso da parte interna do joelho, causando dor, inchaço, rigidez e limitação de movimento. A artrose do compartimento medial do joelho é mais comum em pessoas idosas, obesas, com desalinhamento do joelho ou com histórico de lesões meniscais ou ligamentares.
  • Rotura do Menisco Medial
    A rotura do menisco medial é uma lesão que afeta a cartilagem em forma de C que fica na parte interna do joelho, entre o fêmur e a tíbia. Essa lesão pode ser causada por um trauma agudo, como uma torção ou um impacto no joelho, ou por um desgaste degenerativo, relacionado à idade, ao excesso de peso ou a outras doenças articulares. A rotura do menisco medial é uma causa de dor no joelho, inchaço, limitação de movimento e instabilidade no joelho.
  • Bursite da Pata de Ganso
    A bursite da pata de ganso é uma inflamação de uma bolsa sinovial que fica na parte interna do joelho, entre os tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo.
  • Lesão osteocondral
    A lesão osteocondral é um tipo de lesão que afeta a cartilagem e o osso de uma articulação, principalmente do joelho e do cotovelo. Pode ser causada por um trauma, como uma torção ou uma pancada, ou por um desgaste progressivo, relacionado à idade, ao excesso de peso ou a outras doenças articulares.

 

causas de dor no joelho interna e externa

Lateral (parte de fora):

 

  • Tendinite Quadricipital
    A tendinite quadricipital é uma inflamação do tendão do músculo quadríceps, que é o principal músculo extensor do joelho. Esse tendão se insere no polo superior da patela e se continua com o tendão patelar, formando uma estrutura semelhante a uma corda. A tendinite quadricipital pode ser causada por um trauma agudo, como uma torção ou uma pancada no joelho, ou por um desgaste crônico, relacionado à idade, ao excesso de peso ou a outras doenças articulares.
  • Atrito no Trato Iliotibial
    O atrito no trato iliotibial é uma condição que causa dor na região lateral do joelho, principalmente em corredores e ciclistas. O atrito no trato iliotibial ocorre quando o trato desliza repetidamente sobre uma saliência óssea chamada epicôndilo lateral do fêmur, localizada logo acima do joelho. Esse movimento pode causar inflamação e irritação do trato iliotibial e da bursa (uma bolsa de líquido que facilita o deslizamento entre as estruturas) que fica entre ele e o osso. 
  • Cisto Parameniscal Lateral
    O cisto parameniscal lateral é uma bolsa cheia de líquido que se forma na parte externa do joelho, próximo ao menisco lateral. O cisto parameniscal lateral pode ser causado por uma lesão no menisco, como uma ruptura horizontal, que permite o extravasamento do líquido sinovial (um lubrificante natural da articulação) para fora da cápsula articular. 
  • Artrose do Joelho no Compartimento Lateral
    A artrose lateral do joelho é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem e o osso da parte externa do joelho, sendo causas de dor no joelho, inchaço, rigidez e limitação de movimento. A artrose lateral do joelho é mais comum em pessoas idosas, obesas, com desalinhamento do joelho ou com histórico de lesões meniscais ou ligamentares.

As causas de dor no joelho são diversas e a dor é um sintoma de algum quadro de saúde por si só – mas não é o único. A localização e a intensidade da dor no joelho podem variar, dependendo da causa do problema. É possível sentir dor no joelho ao dobrar, ao agachar, ao andar ou, em alguns casos, até mesmo em repouso.

 

Medidas inicias para tratamento das causas de Dor no Joelho

Quando, por algum motivo, o joelho ou qualquer articulação sofre uma lesão, é aconselhado durante as primeiras 48 horas colocar compressas frias na zona lesionada para aliviar a dor e a inflamação, mesmo sem saber as causas de dor no joelho

Além disso, pode ser útil aplicar pomadas anti-inflamatórias, como de arnica, para combater os sintomas.

 

Para combater a dor e o inchaço no joelho

O princípio RICE sempre pode ser útil para diminuir os sintomas inflamatórios e melhorar os movimentos e consiste em: repouso, uso de gelo, compressão e elevação.

O gelo deve ser aplicado de 3 a 4 vezes ao dia durante 15 a 20 minutos e deve estar enrolado numa folha de papel toalha ou uma fralda fina, por exemplo, para evitar uma queimadura na pele. Depois do gelo, pode-se enfaixar o joelho com uma faixa compressiva para diminuir os movimentos e conter o inchaço e manter a perna elevada, permanecendo deitado na cama com um travesseiro por baixo do joelho e do calcanhar.

Após as primeiras 48 horas, independente das causas de dor no joelho, aconselha-se, então, deixar o gelo e começar a aplicar compressas quentes, pois o calor faz relaxar a articulação ou o músculo lesionado, dando maior flexibilidade durante a fase de recuperação.

 

Fatores de risco para as causas de Dor no Joelho

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de uma pessoa apresentar dores no joelho ao longo da vida. Os fatores das causas de dor no joelho que se destacam são:

  • Excesso de peso ou obesidade: isso aumenta o estresse sobre as articulações do joelho, mesmo durante as atividades normais do cotidiano. Nesses casos, é comum sentir dor no joelho ao andar;
  • Anormalidades estruturais: ter uma perna mais curta do que a outra, joelhos desalinhados e pés chatos podem tornar uma pessoa mais propensa a ter problemas no joelho;
  • Falta de flexibilidade ou força muscular;
  • Prática de determinados esportes com saltos: vôlei e basquete (principalmente para pivôs) sobrecarregam os joelhos;
  • Lesões: ter tido anteriormente uma lesão no joelho pode levar a uma outra mais facilmente.

 

Sinais de alerta para ir ao médico

Você deve ir ao médico, mesmo sem saber as causas de dor no joelho, se não conseguir movimentar o joelho para qualquer posição sem sentir alguma dor e também se:

  • A dor no joelho for muito intensa,
  • Se não conseguir dobrar o joelho;
  • Se andar mancando;
  • Se tiver febre ou se a articulação parecer quente;
  • Se o joelho parecer deformado.

Causas incomuns de dor no joelho >
Tratamento das dores nos joelhos >

 

Referências:

  1. Dor nos membros inferiores

 

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.