Extrusão meniscal  ocorre quando o menisco se desloca para fora do espaço entre os ossos do joelho, por conta da disrupção das fibras circunferenciais principais do menisco.

Extrusão do menisco, assim como a lesão degenerativa, faz parte do envelhecimento dessa estrutura. Quando isso ocorre, o menisco “pula fora” do local de sua origem atômica e consequentemente, ocorre aumento da pressão cartilaginosa entre o fêmur e a tíbia podendo acelerar o processo de artrose. Quando presente, geralmente vem descrito como parcialmente extruso.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso extrusao meniscal

O tratamento para extrusão do menisco com fisioterapia pode ser indicado em casos leves, e quando associado com alterações degenerativas. Existe tratamento com cirurgia para o menisco extruso para o reposicionamento do menisco com técnicas de reinserção ou centralização meniscal no intuito de preservar o menisco, quando ainda não existe artrose associada.

Saiba sobre as lesões dos meniscos >